Gravidez precoce no Brasil atual - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil atual, os jovens costumam a ser rebeldes, e muitas vezes costumam a sair da linha, causando problemas e entrando em situações complicadas e constrangedoras (Evite esse tipo de construção), e uma dessas situações, (Sem vírgula) é a gravidez na adolescência. (Reelabore as discussões. Apresente a tese

Antigamente, era comum as pessoas terem filhos muito cedo, pois isso não afetava tão drasticamente a vida do casal e a dos familiares (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia), assim como na cultura indígena, que com 13 anos de idade, (Sem vírgula) uma menina se torna uma mulher e já pode, ou, (Sem vírgula) deve (Vírgula) ter filhos. (Reveja a discussão. Reelabore e desenvolva de acordo com o tema proposto)

Porém, a idade mínima, emposta  imposta pela sociedade, para que uma pessoa possa ter filhos (Vírgula) é de 18 anos, quando ela se torna um adulto e deve assumir total responsabilidade pela suas ações, assim como pela sua vida, focando ainda mais nos estudos, para que possa ter uma profissão melhor, ou então, já começar a trabalhar, para que possa pagar ou ajudar nas despesas de casa. (Não compreendeu o tema proposto. Reelabore e articule mais as discussões apresentadas)

O problema é que, (Sem vírgula) quando um casal tem filhos antes dessa idade, isso é considerado gravidez infantil (Reveja a seleção lexical), o que é mal visto pela sociedade, tornando isso uma situação desagradável para o casal e seus familiares, pois estarão sendo julgados pela sociedade, e isso, pode fazer com que o casal fique muito deprimido, principalmente a "mãe", que pode acabar entrando em depressão, devido a tal situação. (Evite esse tipo de construção. Reelabore as discussões apresentadas)

Além disso, muitos jovens largam a escola, (Sem vírgula) para poderem trabalhar e sustentar o futuro filho, prejudicando todo o seu futuro acadêmico e, (Vírgula) provavelmente, a sua vida adulta também, fazendo com que não consigam obter a vida satisfatória que queriam. (Abordagem superficial do tema. Reelabore)

Portanto, os pais e profissionais devem orientar e prevenir os jovens (Proposta superficial), fazendo com que usem métodos contraceptivos, prevenindo a gravidez, além de doenças como a ais (Apresente e desenvolva a sigla), por exemplo. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200