. - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, há incentivos para o início da vida sexual bem cedo, seja nas músicas, vídeos e sites da internet, o que acaba por acarretar na gravidez precoce em adolescentes (Reelabore essa discussão). Mas não é bem assim, a culpa não é completamente da época atual e nem da tecnologia, (Reelabore essa construção) vale ressaltar que há alguns anos atrás, os casamentos ocorriam desde os 12 anos da "jovem mulher" (Vírgula) e em alguns casos até quando possuíam idade ainda menor, muitas já engravidavam na adolescência, que de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) dura dos 10 até os 19 anos de idade. (Reelabore as discussões inciais. Evite uma abordagem superficial. Apresente a tese)

A gravidez precoce afeta diversos âmbitos da vida da adolescente, já que uma vez grávida, acaba por abandonar os estudos, muitas, não chegam nem a concluir o fundamental, o que alguns anos depois gera dificuldade em conseguir um emprego, principalmente na geração atual que exige um currículo excelente, possuir conhecimentos de mundo e da tecnologia. (Reelabore as discussões e desenvolva de acordo com o tema e a estrutura do texto)

A saúde da jovem também é prejudicada (Vírgula) visto que seu corpo não está totalmente desenvolvido e preparado para uma gestação (Abordagem superficial), que muitas vezes vêm de uma parte da população que não tem acesso digno à saúde, ocupando a parte mais pobre e periférica da sociedade. (Reelabore as discussões. Abordagem superficial)

É papel da família e da escola esclarecer as dúvidas dos adolescentes no que diz respeito à sexualidade, sem preconceitos, tabus ou estigmas. É necessário expor situações reais, informar e orientar os adolescentes para que eles tenham consciência de suas escolhas e não caíam na "armadilha" de uma gravidez precoce. (Desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200