No Brasil abusos sexuais ou a falta de prevenção em relações intímas está se tornando cada vez mais recorrente, com isso a gravidez precoce vem se popularizando (Reveja e reestruture essa discussão). A desinformação sobre os riscos que ter uma relação sexual sem métodos contraceptivos nem sempre é o mesmo para todos, ou seja, muitos não tem conhecimento sobre os riscos que estão passando. (Reelabore e desenvolva as discussões iniciais de acordo com o tema proposto)
Por ensinamento dos pais ou da escola, os jovens atuais entendem totalmente os riscos sobre relações sexuais sem preservativo (Reformule essa discussão), porém, (Sem vírgula) nem todo mundo acaba dando a devida importância dos aos riscos de uma gravidez precoce (Discussão superficial). Com essa desatenção, a contração (Cuidado com a seleção lexical) de uma IST (Desenvolva a sigla) pode se tornar algo bem provável, fato que muitos não dão total atenção, (Sem vírgula) para saúde sexual. (Reelabore as discussões. Abordagem superficial)
Muitos abusos sexuais que ocorrem com uma grande frequência, infelizmente as crianças acabam sofrendo muito, pois acabam tendo uma gravidez indesejável, isso não é um fato fácil de lidar pois acaba prejudicando o psicológico da criança, acaba afetando em seus estudo e em seu comportamento, tornam-se inseguras e frágeis. (Não compreendeu o tema proposto)
Uma grande forma de prevenir a gravidez e através de preservativos e remédios (Vírgula) porém é sempre bom o adolescente possuir um preservativo guardado com ele ou planejar bem o seu ato, já no fato sobre o abuso sexual acaba se tornando uma forma um pouco difícil de lidar, mesmo possuindo recursos como o aborto e anticoncepcionais, mesmo com essas formar a mulher acaba não escolhendo pois uma criança não tem culpa de um fato tão péssimo que ocorreu. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas, delimitadas e mais articuladas para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |