Educação sexual - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 12/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Uma situação que se mostrou alarmante no cenário brasileiro é a gravidez na adolescência (Reelabore essa ideia). Inúmeras jovens, principalmente em regiões subdesenvolvidas (Desenvolva mais essa ideia), acabam engravidando antes de atingir a maioridade ou estar preparadas para a maternidade, tanto financeira quanto psicologicamente. (Problemas na construção de sentido. Reelabore as discussões iniciais. Apresente a tese)

Indiscutivelmente (Evite ideia de primeira pessoa), existem divergências exponenciais entre a porcentagem de adolescentes grávidas advindas de famílias abastadas (Reelabore essa ideia) e as gestantes de situação financeira carente, já que as consequências de uma gravidez são muito melhor discutidas com meninas que tenham condições de ensino e educação com uma qualidade superior. (Reestruture as ideias apresentadas. Delimite e articule mais os fatos apresentados)

Adjunto disso vem a questão cultural nas regiões emergentes e subdesenvolvidas, onde  (Use pronomes relativos) ter muitos filhos é motivo de orgulho (Reelabore a abordagem dessa discussão). Aliás, com a quantidade de informações ao  as qual quais os jovens têm livre acesso, a exposição a conteúdo sexual é facilitada, o que abala a mentalidade naturalmente fragilizada dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade).

Em contrapartida, se faz faz-se necessário observar a disponibilização de contraceptivos de fácil acesso que existe atualmente e acaba sendo ignorada (Reelabore essa discussão). Aliado a isto, iniciativas de mídia como mídias voltadas ao público jovem que tratem das consequências e riscos da relação sexual desprotegida são provados cruciais, como é o exemplo da série "Sex Education". (Problemas na construção de sentido. Reelabore as discussões apresentadas)

Por conseguinte, o quadro observado pode ser revertido com uma significativa dinamização nas campanhas de conscientização ao uso de preservativos, acrecido acrescido de uma considerável visibilidade à educação sexual, (Sem vírgula) que deveria ser vista como indispensável atualmente. (Não compreende a estrutura do texto)

Comentários do corretor


Reelabore, delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema (e a estrutura do texto). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200