"Não se nasce mulher, torna-se", diz Beauvoir. Assim, pode-se afirmar que para muitas culturas, ser mulher é sinônimo de ser mãe, até mesmo na adolescência. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)
Uma parte da população brasileira não tem acesso à cultura da informação (Melhore essa discussão), ou até mesmo à educação, tendo como consequência a falta de conhecimento sobre métodos contraceptivos, ocasionando a proliferação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez indesejadas, atingindo, principalmente, as garotas de 10 a 19 anos. (Reelabore as discussões apresentadas. Abordagem superficial)
Faz-se necessário analisar o contexto familiar e o entrave histórico cultural, que são dois fatores que muitas vezes interfere nas vidas das adolescentes. Um exemplo claro de cultura, é a sociedade indiana, onde se baseiam no pensamento que o casamento e a gravidez precoce simboliza proteção. Muitas meninas são "empurradas" para um casamento, antes mesmo da puberdade, simbolizando o fim de uma curta infância e o inicio de uma vida de apenas trabalhos domésticos pesados e maternidade (Reelabore as discussões e desenvolva as ideias de acordo com o tema proposto).
Diante dos dados apresentados, pode-se dizer que para haver mudança sobre tal assunto, é necessário a quebra de tabu para as informações correrem ao redor do mundo, sem exceções. Afinal, como dizia Gandhi, "temos de nos tornar a mudança que queremos ser", ajudando e informando o próximo. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto e o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 290 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |