Gravidez na adolescência - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 07/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio caminho". A partir deste trecho (Vírgula) do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, vê-se que essa alusão faz referência à problemática (Melhore a relação de sentido entre as ideias apresentadas) da gravidez na adolescência na atualidade brasileira (Reveja e reestruture essa ideia), uma vez que se pode comparar a pedra do poema como sendo um obstáculo que impede milhões de jovens de concluir o ensino de base. (O tema não foi discutido. Reelabore as discussões iniciais e desenvolva de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita)

Hodiernamente (Evite termos clichês), o Brasil ocupa a 8a posição dos países na América Latina no Ranking de economia, seria racional acreditar que o Brasil teria um ensino público de qualidade (Como essa discussão se relaciona com o tema? Reelabore essa ideia). Conquanto, a realidade é totalmente diferente e a gravidez na adolescência é um reflexo disso (Problemas na progressão de ideias. Reelabore). Segundo o filósofo francês Immanuel Kant, o ser humano é fruto da educação e, com a escassez da disciplina sexual, o conhecimento sobre sexualidade fica deturpado reverberando no problema da gravidez na adolescência. (Reformule e reestruture as discussões, pois há problemas na progressão de ideias)

Faz-se mister (Evite termos clichês), ainda, salientar a ausência de debates familiares acerca da sexualidade também como um fator para a permanência do impasse, isso acontece devido aos tabus que estão enraizados na sociedade quando se refere a esse assunto (Reestruture essa ideia. Desenvolva mais essa discussão ao longo do texto). Desse modo, os adolescentes se sentem inseguros para conversarem com os familiares e escondem a gravidez (Abordagem superficial. Reestruture), arriscando a própria vida, por causa da falta de acompanhamento médico. (Reelabore as discussões apresentadas)

Dessa forma, conclui-se,  (Redundância) que o problema se mostra uma grande pedra a ser removida do caminho para o desenvolvimento (Elabore melhor essa ideia). Portanto, compete ao ministério da saúde juntamente com o da educação elaborarem projetos em instituições escolares, visando informar aos adolescentes sobre o risco da gravidez nessa fase da vida e a maneira correta de como evitá-la. Essa ação deve ser feita por meio de especialistas na área sobre educação sexual como médicos, uma vez que os conhecimentos por eles passados fará com que muitos jovens abram suas mentes (Discussão superficial. Reformule), assim como também, (Sem vírgula) o tabu sobre a sexualidade será quebrado, tornando-se algo expressado com normalidade. Dessa maneira, espera-se que o Brasil consiga superar esse problema. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias, uma vez que a abordagem das discussões está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200