Gravidez na adolescência no Brasil - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 06/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "Mary Shelley", exibido pela provedora global de televisão Netflix, é retratado a vida de uma adolescente. Nele, a protagonista se apaixona e acaba engravidando aos seus 16 anos de idade (Melhore a relação de ideias com o período anterior). Na vida real, o mesmo acontece constantemente no Brasil, visto que não há medidas eficazes de prevenção. Isso ocasiona numa série de nascimentos não planejados que trazem consequências, como o risco de vida de meninas e a evasão escolar das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade)(As discussões precisam ser mais articuladas para melhorar a construção de sentido)

Dados revelam que (Quais dados? Apresente a fonte), em 2011, o país teve 2.913.160 nascimentos, sendo 533.103 nascidos de meninas com idade entre 15 e 19 anos (Vírgula) e 27.785 nascidos de meninas de 10 e 14 anos. (Melhore a progressão de ideias) Além disso, 30% das garotas que engravidaram na adolescência acabam tendo outro filho no primeiro pós-parto. Essas pesquisas mostram que quanto menor for a idade da menina (Vírgula) maior serão os riscos que um filho(a) poderá trazer na sua vida sexual, psicológica, estudantil e familiar. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais articuladas)

Esse problema pode ser solucionado se instituições, como escolas, fizerem palestras de educação e conscientização sexual (Proposta superficial). O governo tem por sua obrigação a distribuição de anticoncepcionais, como a camisinha,  (Reformule essa ideia) para que a população usufrua desses métodos contraceptivos. Além disso, é de extrema importância o acompanhamento familiar e profissional, no caso psicólogos, para evitar uma possível gravidez indesejada. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a garantir a progressão de ideias ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200