O Impasse Adolescente: Gravidez ou Estudos? - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 06/02/2020

Status:

Corrigida
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O filme "17 Outra Vez" retrata algo que tem sido cada vez mais comum no cotidiano brasileiro; (Dois pontos) a gravidez na adolescência. Na trama, a namorada do protagonista engravida nessa fase e ele decide se dedicar à paternidade, mas, para isso, abandona o basquete, que poderia lhe trazer um futuro promissor (Reestruture a discussão do fato apresentado). De forma análoga, muitos jovens interrompem seus estudos pela mesma motivação, situação que só pode ser prevenida com o conhecimento de suas causas e consequências. (As discussões precisam estar mais articuladas para melhorar a construção de sentido)

A chegada de um filho precocemente que, segundo a ONU, acontece a  com 62 de mil jovens brasileiras, está relacionada a aceleração do processo de puberdade, o que resulta num rápido início da vida sexual (Reformule a discussão. Abordagem superficial). Diante disso, quando ocorre a gravidez, embora a mãe esteja fisicamente preparada, não possui estrutura emocional e financeira, encontrando dificuldades na criação desse filho. (Reelabore a discussão. Apresente ideias que evidenciem o seu ponto de vista, fugindo da superficialidade)

Ademais, nessa faixa etária ainda é frequente estar concluindo etapas da educação básica; (Ponto final) De acordo com estudos feitos pela Fundação Abrinq, menos de 30% das mães adolescentes no Brasil não concluíram o ensino fundamental - atestando que há uma priorização da maternidade em detrimento dos estudos (Reveja essa discussão). Consequentemente, há uma dificuldade de inserção no mercado de trabalho e dificuldades de adquirir estabilidade financeira, comprometendo a criação desses filhos. (Abordagem superficial do tema)

Portanto, este fato é um problema que pode ser evitado através de uma relação mais aberta entre pais e filhos, e de uma resultante educação sexual domiciliar (Reestruture essa ideia para melhorar a construção de sentido). Assim, se os jovens forem aconselhados, estarão mais atentos sobre suas responsabilidades e não tomarão decisões que prejudiquem seu desenvolvimento profissional como aconteceu em "17 Outra Vez" e causou arrependimentos(Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


O tema foi abordado de modo superficial. Delimite e articule mais as discussões ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200