No cotiano se tornou normal conviver com adolescentes de 12 a 19 anos grávidas do seu primeiro ou segundo filho. Essas ocorrências vem desde os anos trintas e na atualidade se teve um aumento considerável, junto aos impactos (Quais?) que agora são visíveis. (Desenvolva mais as discussões iniciais. Apresente a tese)
Antigamente se tinha poucas informações sobre métodos contraceptivos, além de que a jovem grávida se via na obrigação de casar com o pai do seu filho (Observe a falta de progressão de sentido). Hoje a realidade é bem diferente (Evite esse tipo de construção), há vários métodos contraceptivos e a maioria deles gratuitos, no entanto os adolescentes preferem não fazer uso deles, pelo fato de acreditarem em informações falsas. Ainda convém lembrar que a jovem não se vê mais na obrigação de casar. (Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)
Sendo assim, a gravidez na adolescência é gerada pelo déficit de educação sexual e os impactos acarretados na vida dessa jovem e da criança são enormes (Falta de progressão de sentido), desde a saúde dos dois até financeiramente. (Não compreende a estrutura do texto)
Diante disso (Vírgula) uma educação estruturada e o apoio socioemocional, (Sem vírgula) ajudam essas adolescentes a se prevenir de uma gravidez ou de uma DST(Desenvolva a sigla). Em suma (Vírgula) tendo uma formação acadêmica e decidindo o melhor momento para se ter um filho e com quem ter. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Articule mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |