Epidemia de gravidez entre adolescentes - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 04/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em pleno século XXI, ainda existem casos de gravidez entre jovens de 10 a 19 anos (Organização Mundial de Saúde) (Melhore a construção de sentido), sendo caracterizadas como problema de saúde pública em razão do risco de vida da mãe e do bebê. Vale salientar que as causas para que ocorra nessa faixa etária é o mito de que não tem como engravidar na primeira relação sexual (Como assim?), além das adolescentes cederem à pressão do parceiro quanto a não utilização de preservativos. (As discussões precisam ser reelaboradas e delimitadas para melhorar o desenvolvimento)

Em princípio, os jovens não fazem controle de natalidade por acreditarem na possibilidade de gravidez na primeira relação sexual (Reveja essa ideia), como o exemplo do Filme Juno, o qual aborda o relacionamento da mesma (Use quando houver ideia de igualdade), com 16 anos, com seu melhor amigo após apenas um coito (Reelabore essa discussão). Por outro lado, as meninas que se previnem com anticoncepcionais, (Sem vírgula) não os utilizam corretamente (Argumentação superficial). Além disso, as adolescentes cedem à pressão do parceiro quanto a não utilização de preservativo, levando-as a contrair doenças sexualmente transmissíveis (Discussção superficial). Ente Esse comportamento é explicado pelo público, que não presenciou a epidemia de AIDS (Desenvolva a sigla) ocorrida na década de 1980, e por isso desacreditam na seriedade do problema ou que pode ser curada. (Reelabore as discussões apresentadas nesse parágrafo. As ideias precisam estar mais articuladas)

A posteriori, na gravidez precoce apresenta como protagonistas adolescentes, (Sem vírgula) que muitas vezes, (Sem vírgula) são responsabilizadas pelos parceiros, com a justificativa que apenas ela poderia ter evitado a gestação (Elabore melhor essa ideia). Como consequência, esta é abandonada pelo parceiro, cabendo a ela toda a responsabilidade sobre o filho (Desenvolvimento superficial). No entanto, apesar de pessoas afirmarem que ter um bebê é a melhor coisa que poderia acontecer, normalmente faz com que elas abandonem a escola, dificultando futuramente sua entrada no mercado de trabalho. Além disso, adolescentes tornam-se financeiramente dependentes de seus familiares, podendo ser vítimas de abuso e violência (Essa ideia ficou confusa. Reestruture). Por outro lado, cabe ao pai apenas o pagamento de pensão. (Discussões surpeficiais. Precisam ser reelaboradas e mais articuladas, de modo a melhorar a progressão de sentido)

Nesse sentido, a gravidez precoce é consequência da imaturidade dos jovens (Cuidado com essa afirmação), podendo levá-los a optarem pelo aborto ou adoção, como ocorrido com Juno (Ela optou pelo aborto ou pela adoção? A ideia ficou confusa). Portanto, a escola poderia abordar o tema com os estudantes por meio de dinâmicas e questionamentos com profissionais de saúde, com a finalidade de informá-los sobre o uso correto dos métodos contraceptivos, de forma a prevenir uma gravidez indesejada. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas para garantir a construção de sentido no texto, além de evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200