A gravidez na adolescência e as influências da sociedade - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 04/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É fato de que a cultura da mulher dona de casa e cuidadora dos filhos ainda é muito presente na sociedade - apesar dos avanços da atualidade, em todos os aspectos. É um modo de vida machista cultivado ao longo de vários anos e da história, em diversas realidades, religiões e modos de vida. Esse fator acaba se agravando quando as mulheres tornam-se maduras antes do tempo, por meio de uma gravidez precoce, por exemplo. (Essa discussão precisa estar melhor articulada)

Uma gestação na adolescência pode ser ocasionada por diferentes motivos. Um deles é a falta de educação sexual nas escolas, que garante o entendimento por parte dos alunos sobre a importância da proteção durante as relações (Melhore a contrução dessa ideia), dos riscos que a falta do uso de métodos contraceptivos pode causar, o conhecimento à respeito das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), além de outros aspectos. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo. Articule mais as discussões apresentadas)

Outro motivo é a hipersexualização de menores (Essa discussão precisa ser melhor desenvolvida ao longo do texto), na qual as crianças acabam por amadurecer mais rápido - na maneira de se vestir e de agir - por conta de influências por parte dos amigos, família e, principalmente, pela internet. Acabam sendo persuadidas a agir de tal forma, mais adulta, por acharem mais interessante do que realizarem atividades de crianças propriamente ditas (Reformule essa discussão). Nessas condições, tendem a ter relações sexuais mais cedo, sem o mínimo conhecimento do assunto, resultando na gravidez. (Abordagem superficial do tema)

Muitas vezes, o pai do bebê não assume seu devido papel na situação, deixando a mãe sem apoio paternal, na maioria das vezes tendo que esquecer-se dos estudos e focar-se somente na realidade de ter um dependente para cuidar. O fato de não ter concluído a escola acarreta na difícil procura por emprego, ainda mais com um recém-nascido - o que complica mais ainda. (Reelabore a discussão apresentada nesse parágrafo)

Levando-se em consideração esses aspectos, é necessário que a educação sexual seja algo imprescindível nas escolas públicas e privadas, e que o apoio e suporte dos pais nessa fase de transição de pré-adolescência para adolescência seja muito forte (Melhore a construção dessa ideia). A sociedade também precisa mudar como um todo (Como assim?), não tolerando mais a ausência do pai na vida dos filhos (e vice versa).  (Reelabore essa discussão e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais elaboradas, de modo a melhorar a construção de ideias ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200