Na nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade vigente (Reelabore essa ideia), é consenso que a informação vem cada vez mais ficando difundida e de fácil acesso graças à inclusão digital e o advento do Smartphone, sendo que hoje o número de Smartphone ultrapassa o número de brasileiros. (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)
Com essa grande disseminação de notícias é inevitável o nascimento (Cuidado com a seleção lexical) das notícias falsas ou (Vírgula) como são chamadas (Vírgula) "fake news", que por meio de veículos de imprensa menores e de pouca credibilidade espalham tais notícias distorcendo ou até mesmo inventando-as. (Reelabore essa discussão) Com isso vem a criação de "bolhas" digitais e sociais, onde (Use pronomes relativos) a pessoa em questão se isola de outros meios de comunicação e convive apenas com aquele grupo que lhe convém (Reformule essa discussão), já que essas pessoas pensam e concordam com seus ideais, o que influencia o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) a não procurar fontes confiáveis e acaba disseminando tais notícias. (Discussões superficiais)
Entretanto com tais facilidades de expor eventos cotidianos, até mesmos pessoas com um simples celular podem expor acontecimentos até mesmo de outros países, proporcionando uma visão diferente daquela mostrada na televisão e outros meios tradicionais. (Problemas na progressão de sentido. Reestruture)
Dado o contexto, a medida viável (Vírgula) e que vem sendo posta em prática pela mídia (Vírgula) é o combate a "fake news" e seus disseminadores, outra medida, essa sendo de cunho individual, é a pessoa sair de sua zona de conforto e procurar outros pontos de vista, tendo como exemplo a alegoria da caverna de platão, quando o indivíduo sai de "caverna" ele observa o mundo com outros olhos e outro ponto de vista. (Reelabore as discussões. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias, e também para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |