Se está na internet é verdade - Banco de redações


A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira

Enviada em: 30/01/2020

Status:

Corrigida
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O final do século XX marcou a popularização da internet no Brasil (Vírgula) e consequentemente o crescimento do acesso à informação. Hoje (Vírgula) cerca de 79,9% da população vive conectada - dados IBGE (Desenvolva a sigla) 2019- possibilitando a propagação de informações em tempo recorde. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais. Apresente a tese)

Os aplicativos de compartilhamento, a exemplo de Whatsapp e Twitter, são (Vírgula) ao mesmo tempo, exemplos de meios e produtos de uma nova era de informação (Reelabore essa discussão). No entanto, as informações compartilhadas pelos usuários nem sempre recebem o título de verídicas, muitas vezes sendo apenas um ponto de vista reflexo de algum interesse, evidenciando assim a facilidade no processo de manipulação da informação (Melhore a construção de sentido). Enquanto consumidores e propagadores de informações, sem nos importarmos com sua legitimidade (Evite esse tipo de construção), funcionamos  (Evite primeira pessoa) como principais responsáveis pelas fake news, tão comentadas e evidenciadas na eleição presidencial de 2018 (Reelabore essa discussão). Desde então, grandes meios de comunicação vêm mostrando crescente preocupação a imparcialidade e partilhamento de informações. Mas ainda não é o suficiente. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite e articule mais as ideias)

Tendo em vista a facilidade do acesso, se faz faz-se necessário que a própria população se conscientize e busque pela veracidade da notícia, antes de compartilhá-la. É importante que não foquemos apenas na internet como meio de compartilhar nossas vidas e nossas ideais, mas tambem, como um meio eficiente de nos informar e formar nosso senso crítico, deixando assim de nos comportar como escravos do bombardeio de informações, dando fim a máxima "se está na internet é verdade" e afirmando o nosso poder enquanto seres pensantes. (Reestruture as discussões. Evite primeira pessoa. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto (e o tema). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200