O final do século XX marcou a popularização da internet no Brasil (Vírgula) e consequentemente o crescimento do acesso à informação. Hoje (Vírgula) cerca de 79,9% da população vive conectada - dados IBGE (Desenvolva a sigla) 2019- possibilitando a propagação de informações em tempo recorde. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais. Apresente a tese)
Os aplicativos de compartilhamento, a exemplo de Whatsapp e Twitter, são (Vírgula) ao mesmo tempo, exemplos de meios e produtos de uma nova era de informação (Reelabore essa discussão). No entanto, as informações compartilhadas pelos usuários nem sempre recebem o título de verídicas, muitas vezes sendo apenas um ponto de vista reflexo de algum interesse, evidenciando assim a facilidade no processo de manipulação da informação (Melhore a construção de sentido). Enquanto consumidores e propagadores de informações, sem nos importarmos com sua legitimidade (Evite esse tipo de construção), funcionamos (Evite primeira pessoa) como principais responsáveis pelas fake news, tão comentadas e evidenciadas na eleição presidencial de 2018 (Reelabore essa discussão). Desde então, grandes meios de comunicação vêm mostrando crescente preocupação a imparcialidade e partilhamento de informações. Mas ainda não é o suficiente. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite e articule mais as ideias)
Tendo em vista a facilidade do acesso, se faz faz-se necessário que a própria população se conscientize e busque pela veracidade da notícia, antes de compartilhá-la. É importante que não foquemos apenas na internet como meio de compartilhar nossas vidas e nossas ideais, mas tambem, como um meio eficiente de nos informar e formar nosso senso crítico, deixando assim de nos comportar como escravos do bombardeio de informações, dando fim a máxima "se está na internet é verdade" e afirmando o nosso poder enquanto seres pensantes. (Reestruture as discussões. Evite primeira pessoa. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto (e o tema). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |