Atualmente, muito se tem discutido a respeito da influência dos meios de comunicação na sociedade atual (Construção clichê). Apesar de ajudarem de diversas maneiras, os meios de comunicação podem ser prejudiciais, pois a influência que tem sobre as pessoas é muito grande. (Abordagem superficial. Delimite e articule mais as discussões)
Os meios de comunicação têm uma grande importância, pois consegue-se acompanhar e divulgar informações rapidamente. Além disso, facilita na interatividade, até mesmo com pessoas de outros países. (Abordagem superficial)
Ademais, os meios de comunicação acabam sendo prejudiciais, principalmente se tratando de política. Muitas pessoas, principalmente os mais jovens (Vírgula) usam informações encontradas na internet para definirem em quem vão votar. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as ideias)
Portanto, medidas precisam ser impostas para minimizar esse problema. O governo deve fazer campanhas de conscientização, arletando alertando as pessoas sobre o risco de se acreditar em todas as informações encontradas, pois muitas podem ser as chamadas "fakenews". (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
As discussões estão superficiais, portando precisam ser reelaboradas, delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |