Um dos temas abordados pela produção da Netfilx “Anne With na “E”” foi a elaboração de um jornal da escola da cidade de Avonlea no início do século XX. Este meio de comunicação tornou-se relevante por abordar diversas discussões sociais, (Sem vírgula) que poderiam persistir na sociedade brasileira (Reformule essa ideia). Ora, como a manutenção do mérito destas mídias perpetua-se na sociedade moderna, deve-se estimular a qualidade dos dados nestes veículos. (Desenvolva de acordo com a proposta do tema)
Neste contexto, deve-se utilizar recursos que combatam a disseminação de notícias falsas (as “fake news”). Este assunto deve ser prioritário para que seja evitada a utilização dos meios de comunicação nacionais de forma incorreta, disseminando-se fatos não verídicos (Argumentação superficial. Precisa articular mais). Assim, é preciso utilizar tecnologias que facilitem a verificação da veracidade dos fatos, como por, em cada notícia, instalar “QR Codes” que indiquem ao leitor a origem do conteúdo acessado. (Não compreende a estrutura do texto)
Ademais, conforme dados da revista Exame, mais de 60% da população brasileira está ativa nas redes sociais, podendo utiliza-las como um meio influenciador. Para exemplificar essa temática, nas eleições de 2018, (Sem vírgula) o Instituto DataSenado postulou que 45 a cada 100 eleitores brasileiros decidiram seu voto com base em dados demonstrados por alguma rede social. Logo, cabe às autoridades pertinentes utilizarem o Marco Civil da Internet de forma a proteger os usuários de quaisquer colocações geopolíticas incoerentes, pois estes podem influenciar a coletividade. (Não compreende a estrutura do texto)
Em contrapartida a ampliação ideológica que os meios de comunicações geram, tem-se a perspectiva da privação da liberdade de expressão de artes por veículos de comunicação. (Reformule essa ideia) Exemplificando-se isso, tem-se a situação de censura que ocorreu na Bienal do Rio de Janeiro de 2019 mediante o recolhimento de HQs com beijo entre personagens homens, um ato contra o artigo 220 da Constituição de 1988. (Reformule a discussão. Abordagem superficial)
Estimular, portanto, o uso de metodologias que permitam a manutenção da transmissão segura de informações por meio do fomento federal à plataformas “online” que verifiquem a veracidade e a compatibilidade de ações produzidas de acordo com a lei faz-se necessária para garantir a relevância dessas mídias. Essa atitude precisa acompanhar, sobretudo, o desenvolvimento da internet, uma vez que o sociólogo Manuel Castells afirma que “as redes se tornaram a forma organizacional predominante em cada domínio da atividade humana”. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Articule mais as ideias, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |