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A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira

Enviada em: 13/01/2020

Status:

Corrigida
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Um dos temas abordados pela produção da Netfilx “Anne With na “E”” foi a elaboração de um jornal da escola da cidade de Avonlea no início do século XX. Este meio de comunicação tornou-se relevante por abordar diversas discussões sociais, (Sem vírgula) que poderiam persistir na sociedade brasileira (Reformule essa ideia). Ora, como a manutenção do mérito destas mídias perpetua-se na sociedade moderna, deve-se estimular a qualidade dos dados nestes veículos. (Desenvolva de acordo com a proposta do tema)

Neste contexto, deve-se utilizar recursos que combatam a disseminação de notícias falsas (as “fake news”). Este assunto deve ser prioritário para que seja evitada a utilização dos meios de comunicação nacionais de forma incorreta, disseminando-se fatos não verídicos (Argumentação superficial. Precisa articular mais). Assim, é preciso utilizar tecnologias que facilitem a verificação da veracidade dos fatos, como por, em cada notícia, instalar “QR Codes” que indiquem ao leitor a origem do conteúdo acessado. (Não compreende a estrutura do texto)

Ademais, conforme dados da revista Exame, mais de 60% da população brasileira está ativa nas redes sociais, podendo utiliza-las como um meio influenciador. Para exemplificar essa temática, nas eleições de 2018, (Sem vírgula) o Instituto DataSenado postulou que 45 a cada 100 eleitores brasileiros decidiram seu voto com base em dados demonstrados por alguma rede social. Logo, cabe às autoridades pertinentes utilizarem o Marco Civil da Internet de forma a proteger os usuários de quaisquer colocações geopolíticas incoerentes, pois estes podem influenciar a coletividade. (Não compreende a estrutura do texto)

Em contrapartida a ampliação ideológica que os meios de comunicações geram, tem-se a perspectiva da privação da liberdade de expressão de artes por veículos de comunicação. (Reformule essa ideia)
Exemplificando-se isso, tem-se a situação de censura que ocorreu na Bienal do Rio de Janeiro de 2019 mediante o recolhimento de HQs com beijo entre personagens homens, um ato contra o artigo 220 da Constituição de 1988. (Reformule a discussão. Abordagem superficial)

Estimular, portanto, o uso de metodologias que permitam a manutenção da transmissão segura de informações por meio do fomento federal à plataformas “online” que verifiquem a veracidade e a compatibilidade de ações produzidas de acordo com a lei faz-se necessária para garantir a relevância dessas mídias. Essa atitude precisa acompanhar, sobretudo, o desenvolvimento da internet, uma vez que o sociólogo Manuel Castells afirma que “as redes se tornaram a forma organizacional predominante em cada domínio da atividade humana”. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Articule mais as ideias, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200