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A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira

Enviada em: 06/01/2020

Status:

Corrigida
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A tecnologia trouxe diversos benefícios para a sociedade e um deles é a facilidade das pessoas poderem receber informações de qualquer lugar do mundo (Evite períodos longos). Pessoas de diferentes classes sociais podem se informar e criar suas próprias opiniões. Mas, será mesmo que estas essas pessoas formarão sua própria opinião? Nada impede que a grande mídia, inclusive a brasileira, esteja aparelhada. (Reveja o modo de construção do texto. Apresente uma tese que esteja de acordo)

As pessoas hoje se informam de diversas maneiras (Melhore a construção dessa ideia): telejornais, jornais impressos ou digitalizados, podcasts e principalmente as redes sociais, que atualmente é o meio mais usado, visto que mais de 60% dos internautas a utilizam-a para se informar segundo um grande jornal de circulação nacional. E com toda esta democratização da informação, as redes sociais também influenciam a opinião política dos cidadãos como ocorreu na última eleição no Brasil em 2018. (Discussões superficiais. Reelabore, delimite e articule as ideias)

Na eleição, (Sem vírgula) ocorreu um escândalo das chamadas fake news (Vírgula) ou notícias falsas em português, que gerou uma grande quantidade de disseminação de notícias falsas em massa nas redes sociais, prejudicando diversos candidatos que tiveram sua reputação abalada. A solução que o governo propôs foi a criação da lei da Fake News, no qual o estado iria regular o que seria notícias falsas e verdadeiras. Contudo, diversas empresas no meio de comunicação brasileiro se mostraram que tiveram uma boa relação com o estado quando ele o beneficiava e também que são mais a favor de ganharem um bônus do governo do que propagar notícias que são realmente verdadeiras ou de sua própria opinião, assim, as grandes mídias com seu alcance de público, elas podem aparelhar a informação que as pessoas recebem do jeito que lhe for mais vantajoso. (Reelabore as ideias apresentadas)

Casos assim são comuns quando o Estado, um grande propagandista nato, "revela" a população o que é verdade e o que é mentira. Para evitar este aparelhamento, deve-se ter mais oportunidades para pequenas mídias ganharem cada vez mais espaço na opinião pública e que sintam-se confortável para ter variadas opiniões e não apenas uma. (Reelabore a discussão apresentada)
 

Comentários do corretor


A discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200