A democracia no cinema - Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 05/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que a democratização do acesso ao cinema no Brasil está gerando muitas discussões com opiniões muito diferentes entre governo e artistas/produtores de filmes. (Reelabore o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: a atual situação do cinema nacional diante da redução de verbas para o setor e a censura velada que artistas, diretores e produtores dizem estar sendo feita contra a categoria artística. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Reestruture e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

Sabe-se que o setor de entretenimento no Brasil é negligenciado, sendo que as poucas políticas públicas de subsídio ao setor estão sendo, pouco a pouco, reduzidas e, em alguns casos, retiradas totalmente. (Não compreende a estrutura do textoo)

O atual governo além de restringir a verba destinada a indústria do cinema nacional, interferiu também no conselho que administra o setor, retirando e colocando integrantes conforme lhe convinha. (Evite esse tipo de construção no texto. Reelabore as ideias)

Retirou-se representantes dos artistas e da sociedade civil e foram integrados representantes do governo em suas vagas. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore)

Além disso, é visível que existe uma forma de “censura velada” a muitas obras de artistas que não pensam e nem conduzem seus trabalhos da maneira que o governo quer. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Reflita e reestruture)

Muito embora os representantes do governo e até mesmo o próprio presidente tentem, inutilmente, diga-se de passagem, (Evite esse tipo de construção) passar uma imagem de democracia cultural, é óbvio que não é o caso no momento artístico atual brasileiro. (Reelabore as discussões apresentadas)

Portanto, torna-se necessário um trabalho mais efetivo da sociedade (Vírgula) no sentido de pressionar seus deputados e senadores para impedir que esse tipo de atitude continue e o livre acesso da população ao cinema seja garantido. (Problemas para desenvolver as discussões. Reelabore)

Diante disso a indústria do cinema nacional manifesta sua indignação e seu repúdio às tentativas de manipular a produção artística brasileira.

Comentários do corretor


É importante apresentar as discussões que estão relacionadas com o tema, além de desenvolver as ideias de acordo com o texto dissertativo-argumentativo. Reelabore e desenvolva as discussões para evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 20 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     240


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200