É notório que a democratização do acesso ao cinema no Brasil está gerando muitas discussões com opiniões muito diferentes entre governo e artistas/produtores de filmes. (Reelabore o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: a atual situação do cinema nacional diante da redução de verbas para o setor e a censura velada que artistas, diretores e produtores dizem estar sendo feita contra a categoria artística. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Reestruture e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)
Sabe-se que o setor de entretenimento no Brasil é negligenciado, sendo que as poucas políticas públicas de subsídio ao setor estão sendo, pouco a pouco, reduzidas e, em alguns casos, retiradas totalmente. (Não compreende a estrutura do textoo)
O atual governo além de restringir a verba destinada a indústria do cinema nacional, interferiu também no conselho que administra o setor, retirando e colocando integrantes conforme lhe convinha. (Evite esse tipo de construção no texto. Reelabore as ideias)
Retirou-se representantes dos artistas e da sociedade civil e foram integrados representantes do governo em suas vagas. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore)
Além disso, é visível que existe uma forma de “censura velada” a muitas obras de artistas que não pensam e nem conduzem seus trabalhos da maneira que o governo quer. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Reflita e reestruture)
Muito embora os representantes do governo e até mesmo o próprio presidente tentem, inutilmente, diga-se de passagem, (Evite esse tipo de construção) passar uma imagem de democracia cultural, é óbvio que não é o caso no momento artístico atual brasileiro. (Reelabore as discussões apresentadas)
Portanto, torna-se necessário um trabalho mais efetivo da sociedade (Vírgula) no sentido de pressionar seus deputados e senadores para impedir que esse tipo de atitude continue e o livre acesso da população ao cinema seja garantido. (Problemas para desenvolver as discussões. Reelabore)
Diante disso a indústria do cinema nacional manifesta sua indignação e seu repúdio às tentativas de manipular a produção artística brasileira.
Comentários do corretor
É importante apresentar as discussões que estão relacionadas com o tema, além de desenvolver as ideias de acordo com o texto dissertativo-argumentativo. Reelabore e desenvolva as discussões para evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 20 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 240 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |