Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 21/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O protocolo de Kyoto. (Sem ponto final) é É um tratado internacional com compromisso dos 8 países mais ricos do mundo o (G-8) que reduzem a emissão de gases poluentes na atmosfera como o dióxido de carbono. É notório que os incêndios florestais e as queimadas se tornem prejudiciais para a natureza e os seres vivos. É importante que a biodiversidade seja preservada, pois ela contribui para o planeta. (As discussões apresentadas precisam estar mais relacionadas com o tema)

Desse modo, entende-se que no Brasil se encontra uma das florestas mais importantes e ricas do mundo com sua variedade enorme de espécies de plantas e animais. A Amazônia que hoje em dia sofre com o alto índice de incêndios e queimadas (Vírgula) e muitas vezes é praticada pela sociedade capitalista para satisfazer as necessidades e pela antropia humana (Problemas na progressão de sentido). De acordo com o IPAM, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, em 2019, até agosto foram relatados mais de 30 mil focos de calor (Vírgula) e muitas vezes não estão relacionados a períodos de secas ou fenômenos climáticos. (Reestruture e articule mais as discussões)

Por conseguinte, muitas pessoas se tornam vítimas de violências que ocorrem nas terras por defenderem seus territórios, os índios são expulsos que ali residem (Problemas na construção de sentido). No mundo atual, milhões de pessoas chegara (?) de todos os lugares do país para trabalhar nas terras, mas a maioria voltavam ou morriam por falta de recursos e os que conseguiam se estabelecer fizeram queimadas para a exploração, a pecuária e o cultivo de alimentos (Evite esse tipo de construção. Reelabore essa ideia). Todo esse desmatamento causa poluição no ar, que provoca a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. (Reelabore as discussões apresentadas)

Portanto, cabe a todos terem compromisso com a natureza e preservar a maior fonte de riqueza que o planeta tem. O governo deve criar leis de fiscalização por meio do poder legislativo que possam evitar grandes transformações desagradáveis no meio ambiente junto a crianção de campanhas publicitárias que possam incentivar as corporações ao não desmatamento. Só assim toda a natureza florestal com seus ecossistemas vão ser preservados sem interesse próprio da sociedade. (Proposta superficial. Reestruture as ideias)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200