- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 19/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A importância da preservação florestal da Amazônia e as problemáticas envolvidas em sua falência é um dos assuntos mais debatidos recentemente, tendo em vista o aumento do desmatamento e queimadas nos últimos três anos (Vírgula) dada a análise do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) (Melhore a progressão de sentido). Acontece que no âmbito geopolítico do estado, preservar recursos e prolongar o bem-estar individual e coletivo, (Sem vírgula) não resulta em um rápido retorno econômico como usufruir, demasiadamente, deles. (Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto)

O Brasil é um dos maiores exportadores de carnes do mundo, além do seu solo altamente fértil para a agricultura (Reelabore essa ideia). Concomitantemente a isso surge o ciclo do desmatamento, (Sem vírgula) que procura trazer a devastação ambiental e as queimadas como método rápido, prático e econômico para a limpeza do meio ambiente e a passível introdução da agropecuária no país. É sob essa perspectiva que a esfera geopolítica existente busca o alimentar os interesses econômicos da atual sociedade capitalista que o estado e o mundo apresentam. (As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas)

O filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman diz que: “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas”. Dizer isso é pensar que as respostas catastróficas e naturais da terra ao nosso  (Evite ideia de primeira pessoa) modo grotesco de tratá-la só irão ser contornados se mudarmos a nossa reação a tudo que causamos. Contudo, não é apenas o equilíbrio global que se encontra lesionado (Vírgula) mas também as riquezas ambientais, como fauna e flora, e a extinção da história nativa presente nos indígenas que serão disseminados. (Discussões superficiais)

Sob essa dissertação (Evite esse tipo de construção) faz-se necessário, portanto, que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) atue no controle e fiscalização do desmatamento e queimadas na floresta amazônica. Em contrapartida, é solene a ação do Ministério do Meio Ambiente no quesito preservação e o reflorestamento deste bioma. Outrossim, é importante a presença e a promoção midiática para com as Organizações Não-Governamentais (ONG's) para que estluta alcance forças o suficiente, financeiro e populacional, no embate ao desmatamento. Faça do Meio ambiente o seu meio de vida. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200