Prova de Fogo

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 18/09/2019

PUBLICIDADE

O desmatamento seguido das queimadas é um problema recorrente nas florestas, em especial na floresta Amazônica. Esta prática é antiga, teve inicio na colonização brasileira. Atualmente o mundo enfrenta uma série de problemas ambientais, muitos relacionados pela prática de desmatamento e queimadas como: à poluição do ar, que provoca emissão de co2 na atmosfera. (Melhore a construção de sentido)

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), até a metade do mês de agosto do ano vigente, (Sem vírgula) foram registrados mais de 32 mil focos de calor, cerca de 60% a mais, (Sem vírgula) que a média dos três últimos anos, no mesmo período. Apesar da existência de leis que proíbem e/ou moderam a prática do desmatamento seguido de queimadas em florestas, estas são, (Sem vírgula) desrespeitadas, (Sem vírgula) para satisfazer os interesses econômicos das sociedades capitalistas e dos seus altos índices de consumo. Outro problema existente, em especial na floresta Amazônica (Vírgula) é sua grande extensão territorial, que acaba dificultando à fiscalização. Deve salientar que, (Sem vírgula) a à inconsistência do desmatamento na Amazônica, (Sem vírgula) perpassa pelos governantes, que buscam metas capitalistas e privilégios. (Reelabore as discussões apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Deste modo, é evidente a importância do governo levar a informação aos seus cidadãos, (Sem vírgula) por meio de palestras, conferências e a elaboração de um plano com estratégias para reforçar e fiscalizar as leis já existentes sobre desmatamento e queimadas nas florestas. Também cabe à mídia disseminar campanhas e propagandas no âmbito de promoção e prevenção as florestas, em especial a floresta Amazônica. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões estão superficiais, portanto precisam ser reelaboradas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES