Floresta amazônica: vamos preservar

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 14/09/2019

PUBLICIDADE

Todos os desmatamentos na amazônia são de origem humana, isso se deve ao fato das pessoas irem em busca de terras para de apropriarem, do mesmo modo, daqui a 40 anos a floresta amazônica estará completamente desmatada (Reelabore essa ideia). Além disso, a floresta amazônica ajuda a amenizar o aquecimento global. Portanto, há que se avançar quanto a esse assunto. (Reelabore as discussões iniciais. Formule a tese)

Acerca da busca por terras, (Sem vírgula) verifica-se que as pessoas cometem crimes ambientais apenas com o intuito de se expandir, assim, (Sem vírgula) resolvem atacar a floresta amazônica de modo que consigam uma parte da terra, resultando no desmatamento.. (Discussões superficiais) 

Percebe-se ainda que as queimadas ocorrem, (Sem vírgula) uma vez que as pessoas queimam a terra para melhorar o cultivo, isto é, a terra é queimada e assim é possível fertilizar o solo com os nutrientes das cinzas, sendo este um ato proposital pelo ser humano. Dessa forma, entende-se que as queimadas também ocorrem através de um cigarro que possa ter caído no chão, por um pessoa que estava visitando a floresta, acarretando em uma queimada. (Reelabore e articule as discussões apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ainda nesse sentido, (Sem vírgula) a floresta amazônica cuida do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) clima, assim como a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) biodiversidade, amenizando o aquecimento global e agindo diretamente na nossa (Evite ideia de primeira pessoa) fauna e flora. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Pelo exposto, pode-se afirmar que os desmatamentos e as queimadas na floresta amazônica, (Sem vírgula) são consequências dos atos cometidos pelas pessoas. Assim sendo, a fim de garantir a preservação, cabe ao governo, por meio de punições mais severas e um monitoramento mais rigoroso em frente a qualquer ação relacionada a floresta amazônica (Problemas na construção de sentido). Para finalizar, uma forma de conscientizar a população, (Sem vírgula) seria por meio do greenpeace, onde realizaria propagandas de conscientização, motivando as pessoas a ajudarem em movimentos a favor da floresta amazônica. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões estão desenvolvidas de maneira superficial, por isso precisam ser reestruturadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES