Amazônia: Um pedido de socorro - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 12/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sabe-se que a Amazônia é fundamental para que o clima brasileiro se mantenha equilibrado, além de que sua fauna e flora são as mais diversificadas do planeta, sendo muitas vezes de forma errônea, considerada o pulmão do mundo, quando na verdade tudo que lá é produzido é consumido, ficando para as algas o esse papel. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Entretanto, mesmo sendo tão importante para a manutenção do ecossistema, ela vem sendo desmatada dia após dia, chegando ao ponto de 17% da floresta ter sido desmatada nos últimos cinquenta anos. Tudo isso devido a queimadas ilegais por parte de fazendeiros da região para que após a queima seja instaurado a criação de gado no local. (Desenvolvimento superficial das discussões apresentadas. Delimite e desenvolva mais as ideias)

Devido à falta de verba do governo, cada vez mais o investimento em fiscalização na Amazônia é reduzido, sendo que segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Meteorológicas) os focos de incêndios florestais na área aumentaram 278% comparado ao mesmo período do ano passado, se tornando o maior aumento desde 2005, fazendo com que o assunto fosse comentado em todo o mundo. (Abordagem superficial do tema)

Conclui-se que, (Sem vírgula) a preservação da Amazônia é o meio mais importante e eficaz para a sustentabilidade do clima brasileiro, sendo necessário um maior investimento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na área de fiscalização, sendo importante também uma maior rigorosidade perante as leis ambientais que de fato existem, mas não são cobradas como deveriam. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem está limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200