A atual devastação da floresta amazônica, que vem ocorrendo excessivamente nas últimas décadas por conta das queimadas e desmatamentos desenfreados, evoca a questão da Mata Atlântica, intensivamente devastada nos séculos XVI, durante a colonização do Brasil, e XX, por conta da extração da madeira para a produção de manufaturados e dos minérios no solo, provocando a sua quase extinção. De maneira idêntica ao que ocorreu na Mata Atlântica, não foi dada pelo Estado, nem pela sociedade brasileira (Vírgula) a verdadeira importância à erradicação de tais processos destrutivos na Amazônia.
Por conta de sua grande biodiversidade, a Amazônia é alvo de agropecuaristas, caçadores, extrativistas e empresas, (Sem vírgula) que almejam seus produtos, animais e solo. E por isso, (Sem vírgula) realizam, em sua maioria, atividades ilegais para a obtenção dos tais. Imagens de satélites revelaram que foram desmatados 18% do total da área da floresta amazônica durante três décadas, de 1985 a 2019, equivalente a 1,6 estados de São Paulo, segundo estudo do projeto Mapbiomas. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)
Por sua vez, o número, contabilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de focos de incêndio florestal de janeiro a agosto de 2019 é de 7.155 focos, 84% maior que em relação ao mesmo período do ano de 2018. Porém, o aumento dos incêndios em 2018, (Sem vírgula) se deve à ação humana e não a fatores climáticos. E o governo brasileiro não tem dado a devida importância à preservação da Amazônia, visto que 99,5% dos recursos do Fundo Amazônia, que financia tais recursos investidos no combate e prevenção de incêndios e desmatamentos na Floresta Amazônica, são doados por empresas estatais européias.
Portanto, os desastres ambientais ainda hoje são perdurantes e perseverantes na pós-modernidade brasileira devido à inoperância do Estado e mornidão social.Concomitante a isso, é imprescindível uma participação maior da sociedade civil, em parceria com as escolas, disseminar conhecimento e formar cidadãos conscientes por meio de palestras e extracurriculares na forma de fomentar o espírito de zelo para com o ecossistema e garantir sua preservação, com o escopo de alcançar uma saciedade harmônica e ecológica. E também se mostra necessários a formação de agentes e pontos fiscais que protejam a Amazônia e aplique indenizações com vista a uma comunidade sustentável. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto algumas ideias precisam ser mais articuladas para evitar lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |