Atualmente, muito se tem discutido acerca da importância de preservar a floresta amazônica. A floresta amazônica é considerada o "pulmão" do mundo (Reveja essa informação) e, também, a maior floresta tropical do planeta. Por esse motivo é importante preservá-la, pois, ao longo dos últimos anos, ela vem sendo desmatada, sofrendo incêndios e animais sendo caçados. (Abordagem superficial. Reestruture as discussões iniciais)
De acordo com o site G1 (Vírgula) um a cada três focos de queimadas na Amazônia está relacionada com o desmatamento. São várias as consequências e impactos gerados pelo desmatamento, com a intervenção do homem sobre o meio natural acarreta desequilíbrios como, (Sem vírgula) a perda da biodiversidade, a erosão dos solos, extinção de rios, entre outros. (Desenvolvimento superficial das discussões)
Portanto, medidas precisam ser impostas para minimizar esse problema. É preciso que o governo proponha palestras nas escolas para incentivar a sustentabilidade, o plantio de árvores e a exploração das áreas e dos recursos naturais de uma forma que não prejudique o meio ambiente. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture as discussões e desenvolva as ideias de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |