O lema do regime militar sobre a amazônia era" ocupar para não entregar", e foi o que aconteceu no período ditatorial do Brasil, não respeitando a flora e a fauna da região. Embora, (Sem vírgula) muitos governos vieram (Melhore a construção de sentido) depois (Vírgula) pouco ou quase nada foi feito pela preservação da floresta. (Vírgula) uma vez que, (Sem vírgula) o desmatamento só aumenta. No entanto, os governandos ignoram a importância dela. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Em primeiro lugar, em 2019 (Vírgula) no mês de agosto (Vírgula) teve o maior número de queimadas e desmatamento dos últimos 9 anos, (Sem vírgula) segundo o portal BBC Brasil, gerando uma grande comoção mundial. Já que a amazônia pode não ser o pulmão do mundo, mas ajuda a manter a temperatura equilibrada. (Reformule as discussões apresentadas. Delimite os argumentos)
Contudo, se isso preocupa o mundo os brasileiros ficam mais temerosos ainda. Visto que, no período do segundo reinado a floresta da Tijuca teve que ser reflorestada pois não chovia no Rio de janeiro. (Melhore a construção de sentido) E um dos fatores mas importante da floresta para o Brasil é a chuva que vai para o país todo. (Reelabore as discussões apresentadas)
Percebe- se, portanto, (Reformule) que cabe a união do governo federal e ONGS ONGs ambientais, fizerem campanhas e estudos o que vai tornar mais fácil a fiscalização (Problemas na construção de sentido), e a conscientização da população através de comeciais documentários educativos nas mídias sociais sobre a importância da floresta. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está superficial. Delimite os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |