A preponderância do egocentrismo no mundo capitalista

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 05/09/2019

PUBLICIDADE

A floresta amazônica, que se localiza no noroeste no Brasil (Vírgula) e estende-se se estende a em outros países da América do Sul, se encontra em estado emergencial devido às queimadas. É a formidável a falta de atenção em torno desse acontecimento, visto que a Amazônia é a maior floresta tropical da terra. (Problemas na construção de sentido.Reestruture e formule a tese)

Há muitos anos a biodiversidade da floresta amazônica tem sido motivo de orgulho brasileiro, instigando interesse internacional sobre o seu valor ambiental. Contudo, apesar de todos os países alertarem sobre os perigos das queimadas, a floresta continua sendo tratada com um grande descaso, uma vez que o desmatamento e as queimadas causam a liberação de cerca 200 milhões de toneladas de carbono por ano, intensificando o aquecimento global. Dados de 2015 da ONU (Desenvolva  a sigla)(Sem vírgula) mostram que o Brasil faz parte dos dez países que mais emitem gases causadores do efeito estufa no mundo, em consequência desse estudo, (Sem vírgula) o país comprometeu-se a tornar o desmatamento totalmente ilegal até 2030, mas desde então o desmatamento cresceu. Conforme especialistas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as queimadas de 2019 foram causadas por ações humanas, fazendo com que o número de focos de queimadas já tenham superado os últimos nove anos, sendo três vezes maior, apenas em agosto, em comparação com ano passado. (Reformule as discussões apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diante dessa situação alarmante, índios que se encontravam em guerra há poucas décadas, (Sem vírgula) uniram-se pela primeira vez, formando uma aliança que propõe trazer a paz e elaborar estratégias contra as ameaças de invasores que exploram a região. Protestos foram feitos pelo Brasil, incluindo a presença de artistas e Organizações Não Governamentais (ONGs) ativistas, e também fora do âmbito nacional, pessoas do mundo inteiro protestaram através da internet contra as queimadas e o desmatamento da floresta amazônica. (Reestruture as discussões apresentadas)

É cognoscível a presença do egocentrismo humano diante dos fatos anteriormente citados, ou seja, torna-se imprescindível a retomada de leis ambientais, visando combater quaisquer prejuízos causados ao meio ambiente, e ademais a importância da preservação deve ser inclusa no ensino infantil. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, pois o desenvolvimento das ideias está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES