Como disse, (Sem vírgula) Paul Watson, cofundador e diretor da fundação Greenpeace, (Dois pontos) " Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente". No entanto, essa não é uma habilidade vivenciada por grande parte da espécie humana, visto que houve um aumento significativo no desmatamento da floresta amazônica, seja pelo alto número de queimadas, seja pela prática da agriculta e pecuária. (Desenvolva mais as discussões iniciais)
Segundo o IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, até dia 14 de agosto de 2019 houve um aumento de cerca de 60% em média dos três anos anteriores , o grande número de incêndios que muitas vezes é resultado da ação humana, (Sem vírgula) traz graves perdas tanto para a vegetação quanto para os animais, o que lamentavelmente pode levar algumas espécies a extinção e o solo pode demorar anos ou até séculos para se recuperar (Reestruture essa ideia).
Além disso, a agricultura e pecuária também contribuem para esse cenário, o gado criado para a produção de carne em grande escala é um enorme agravante para o desmatamento, soma-se a agricultura que precisa de uma extensa "área limpa" para plantação , que significa destruir e derrubar muitas árvores (Vírgula) o que prejudica diretamente o ecossistema local . (Articule mais as ideias apresentadas)
Desse modo, é importante estabelecer providências mais efetivas para preservar a Amazônia do desmatamento e das queimadas , o governo deve criar fiscalizações mais rígidas para diminuir as queimadas ilegais por meio da policia ambiental, incentivar os moradores locais sobre a importância em conservar os recursos ali existentes, para que assim como Paul Watson disse, o ser humano possa viver em harmonia com o meio ambiente. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |