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Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 05/09/2019

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Como disse, (Sem vírgula) Paul Watson, cofundador e diretor da fundação Greenpeace, (Dois pontos) " Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente". No entanto, essa não é uma habilidade vivenciada por grande parte da espécie humana, visto que houve um aumento significativo no desmatamento da floresta amazônica, seja pelo alto número de queimadas, seja pela prática da agriculta e pecuária. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Segundo o IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, até dia 14 de agosto de 2019 houve um aumento de cerca de 60% em média dos três anos anteriores , o grande número de incêndios que muitas vezes é resultado da ação humana, (Sem vírgula) traz graves perdas tanto para a vegetação quanto para os animais, o que lamentavelmente pode levar algumas espécies a extinção e o solo pode demorar anos ou até séculos para se recuperar (Reestruture essa ideia).

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Além disso, a agricultura e pecuária também contribuem para esse cenário, o gado criado para a produção de carne em grande escala é um enorme agravante para o desmatamento, soma-se a agricultura que precisa de uma extensa "área limpa" para plantação , que significa destruir e derrubar muitas árvores (Vírgula) o que prejudica diretamente o ecossistema local . (Articule mais as ideias apresentadas)

Desse modo, é importante estabelecer providências mais efetivas para preservar a Amazônia do desmatamento e das queimadas , o governo deve criar fiscalizações mais rígidas para diminuir as queimadas ilegais por meio da policia ambiental, incentivar os moradores locais sobre a importância em conservar os recursos ali existentes, para que assim como Paul Watson disse, o ser humano possa viver em harmonia com o meio ambiente. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


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