Desmatamento na Amazônia - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 05/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Amazônia, localizada na América do Sul, com um vasto território em biodiversidade e riquezas naturais (Vírgula) vive a anos um cenário preocupante e desolador. O desmatamento na maior floresta tropical do planeta preocupa o mundo, (Sem vírgula) devido a perda das tão belas e ricas fauna e flora. (Reformule as discussões iniciais)

Sua maior localidade (Reestruture) se encontra no Brasil, em nove estados brasileiros. Mas toda essa vasta área de floresta segue sendo ameaçada com práticas desrespeitosas e ilegais. O aumento das queimadas nos últimos anos e do desmatamento ilegal afeta o Brasil e o mundo, (Sem vírgula) devido as altas quantidades de carbono que a Amazônia armazena e libera, fazendo com que a temperatura da terra aumente, já que atualmente a Amazônia emite a mesma quantidade de carbono que absorve. (Reestruture as discussões apresentadas)

 

 

 

 

Deve-se com urgência acabar com o desmatamento na Amazônia, porque os danos mais tarde podem ser irreversíveis para a floresta e o planeta. Fiscalizações frequentes em todo território amazônico é primordial para seu bem-estar e proteção. Também mais rigorosas leis ambientais contra o desmatamento devem ocorrer. Nossos (Evite ideia de primeira pessoa) governantes devem assegurar e proteger nossa (Evite ideia de primeira pessoa) bela e rica Amazônia, preservando-a e garantindo seu bem-estar.  (Reestruture a proposta de intervenção)

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões estão superficiais, portanto precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200