É viável esclarecer como a Amazônia teve sua exploração e degradação precocemente iniciada. Desde que as técnicas cientificas, medicinais e agropecuárias fizeram-se mais avançadas, os recursos até então renováveis desse enorme bioma tonaram-se esgotados e vários são os fatores causadores de tal problema. (Desenvolva e articule as discussões de acordo com a proposta do tema)
Sendo uma das maiores concentrações de vida do mundo, abrigando milhares de ecossistemas e cadeias, a Floresta Amazônica tem de sobreviver aos processos naturais sempre lutando pelo seu equilíbrio sozinha. Não sendo o suficiente, ela tem de sobreviver a ação antrópica abusiva, onde na qual milhares de quilômetros de sua extensão total são queimados todos os dias, sua flora – grande parte endêmica – é explorada e sua fauna erroneamente abusada, tudo isso sem que haja retribuição externa alguma (Evite esse tipo de construção). E mesmo sendo a casa de milhares de espécimes tanto vegetais quanto animais e um agente eficiente no trabalho de manter o equilíbrio ecológico mundial, ainda não há conscientização o suficiente sobre tudo o que ela de fato proporciona. Mesmo com as milhares de notícias negativas diárias que atualmente rondam seu nome, as pessoas ainda persistem na ignorante ideia de que a Floresta Amazônica dispõe de recursos inesgotáveis. Talvez por ser mais fácil fingir não perceber, ou por ser mais conveniente já que, por trás de tantas queimadas e desmatamentos (Vírgula) há um ambicioso objetivo: o lucro. Entre outros muitos problemas que assolam esse tão importante bioma como o tráfico de animais, o contrabandeio de plantas para uso em remédios e substâncias ilícitas, o desmatamento excessivo de matéria-prima, e as queimadas ilegais que prejudicam não só o clima, mas também a produtividade de seu solo, muitas são as desvantagens e poucas são as providências. (Reestruture e adeque as ideias ao tema proposto)
Com extrema importância para as bacias hidrográficas que percorrem por entre suas matas, os animais que ali residem e as variações vegetais que apenas ali existem, é urgente a tomada de medidas mais extremas. Por parte dos governantes o recomendado seria tornar leis ambientais até então apenas informativas em leis penais; (Vírgula) que levem o indivíduo que as práticas (Problemas na construção de sentido) a uma consequência mais rigorosa, também propor acordos ambientais com empresas que utilizam-se dos recursos para que se estabeleça um consumo produtivo, onde os bens utilizados possam ser devolvidos sem grandes prejuízos. Além de que tratando-se da população a utilização deveria fazer-se mais cuidadosa e consciente, com metas diárias e reaproveitamentos. E por fim ressaltando que, o mais rápido que essas medidas forem tomadas, mais rápido podemos evitar o colapso ecológico que vem se tornando uma realidade cada vez mais próxima. (Reformule)
Comentários do corretor
Desenvolva e articule as ideias de acordo com a estrutura e o tema proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 240 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |