Muitas são as mudanças percebidas a partir da Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX. Com o avanço tecnológico o consumismo foi aumentando e causou grandes impactos ambientais, tais como: a exploração de recursos naturais como também uma maior produção de lixo (Relacione melhor essa ideia). Tendo como autor dessa problemática, (Sem vírgula) a sociedade. Logo é evidente a necessidade de reverter essa situação.
Primordialmente, é válido destacar que a exploração de recursos naturais tem crescido significativamente, e a grande protagonista são as indústrias. Sendo ela responsável por produzir resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Contaminado assim os rios, o ar, as florestas e também os seres que habitam no ecossistema terrestre. Logo é evidente como essa situação deve ser mudada. (Como essa discussão está relacionada com o tema? Reestruture a discussão)
Além disso, é importante destacar que, (Sem vírgula) a produção em massa de lixo estar está intrinsecamente ligada ao consumismo humano. De acordo o (Pnuma) (Desenvolva a sigla) estima-se que a produção de lixo no mundo deve ter um aumento de 1,3 bilhões de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025. E esses problemas são efeitos de hábitos não cociente consciente. Assim, esse é outro fator preocupante sobre essa situação. (Não está de acordo com o tema)
Mediante ao exposto, medidas devem ser tomadas para combater o problema. Para isso o Ministério do Meio Ambiente de conscientizar a população sobre a prevenção ambiental, realizando projetos e palestras nas comunidades e nas escolas. Mostrar para indivíduo a real situação do problema exposto, divulgar a importância de ter um consumo consciente. Só assim começaremos (Evite a ideia de primeira pessoa) a reverter o índice de poluição no Brasil.
Comentários do corretor
Reformule e desenvolva as ideias de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 340 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |