- Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 20/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O artigo 6º da Constituição Federal brasileira prevê a alimentação como um dos direitos sociais de todos os cidadãos. Todavia, diversos obstáculos são encontrados para o alcance pleno desse direito. Fatores como a má distribuição de renda e a grande taxa de desemprego trazem à tona o drama de milhares de famílias brasileiras, (Sem vírgula) que, em situação de miséria, enfrentam o problema da fome. 

De maneira geral, a região Nordeste do Brasil tende a ser uma das mais afetadas, pois possui um número considerável de pessoas em circunstâncias miseráveis. A falta de políticas públicas e de incentivo à agricultura, somadas ao desemprego, fazem com que muitas famílias não tenham acesso a recursos vitais, ocasionando inúmeros casos de desnutrição. Desse modo, a fome se revela parte de outros problemas enfrentados, como o difícil acesso à educação e assistência médica precária. (Garanta a progressão de sentido nas discussões apresentadas)

Ademais, observa-se que a maior concentração de renda do país se encontra nas grandes metrópoles; (Sem vírgula) e (Vírgula) além disso, nas mãos de uma pequena parte da população. Sendo assim, as classes mais baixas, das quais se originam a quantia mais significativa de impostos, (Reestruture essa ideia) sofrem demasiadamente os efeitos de um sistema capitalista, não desfrutando de melhor qualidade de vida e do respaldo merecido. (Discussões superficiais)

Diante do exposto, urge a necessidade de acabar com o problema da fome no Brasil. Para isso, é necessária a atuação do Ministério da Agricultura, junto ao do Meio Ambiente, para realizar a manutenção de terras afetadas pelas secas no Nordeste, visando à produção de alimento para as famílias em situação de miséria e que utilizem da agricultura como meio de trabalho. O Ministério da Saúde, por sua vez, deve atuar através da fiscalização de postos de saúde em regiões mais pobres, disponibilizando profissionais conforme as demandas exigidas, visando assistência médica de qualidade à população. Por fim, o Ministério da Economia deve fomentar a circulação de renda, promovendo a ascensão de pequenas empresas e o crescimento de microempreendedores, a fim de que haja geração de empregos. Dessa maneira, será possível proporcionar aos cidadãos brasileiros o pleno direito constitucional à alimentação, de forma a estabelecer a igualdade e construir um Brasil mais justo. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas e delimitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200