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Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 15/08/2019

Status:

Corrigida
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Nas últimas décadas, (Sem vírgula) o Brasil vem enfrentando por meio de políticas públicas o problema da fome (Reformule essa ideia), que (Vírgula) segundo uma recente pesquisa do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), assolam mais de sete milhões de pessoas. (Desenvolvimento limitado das discussões iniciais)

Contudo, as desigualdades sociais relacionadas a fome, (Sem vírgula) são provenientes não da falta de de alimentos, pois o Brasil é um dos principais países na exportação de commoditis primárias, mas sim da falta de empregos, que diminue o poder de compra da população (Vírgula) e consequentemente aumenta os índices de indivíduos em situação de pobreza extrema. 

Todavia, segundo a Constituição Federal  de mil novecentos e oitenta e oito, que rege o país atualmente, está assegurado que todo cidadão tem direito a se alimentar (Vírgula) e graças as políticas públicas milhares de pessoas conseguiram exercer esse direito, mas em contrapartida outras milhares não são atendidas por essas políticas sociais e se definham de fome, em situações precárias. (Problemas na progressão de sentido. Reformule as discussões apresentadas)

Portanto, é perceptível que as políticas públicas criadas pelo Governo (Quais?), (Sem vírgula) conseguiu conseguiram diminuir as desigualdades sociais e a fome entre milhares de pessoas, mas é necessário que os deputados e senadores, (Sem vírgula) criem mais projetos sociais, para que uma maior parcela da população baixa renda seja beneficiada, a fim de garantir direitos básicos a sociedade brasileira. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


É preciso delimitar e articular as ideias que serão desenvolvidas ao longo do texto, pois isso evitará uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200