- Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 12/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde o início do século XVl (Vírgula) com a colonização dos europeus, que o Brasil vem enfrentando uma situação de fome e pobreza. Cabe entender portando portanto (Problemas na construção de sentido) que a desigualdade e má destruição de renda coadunam-se no agravamento da problemática. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais)


De acordo com o filósofo Karl Marx a desigualdade social é um fenômeno causado pela divisão de classes. Atualmente vemos (Evite ideia de primeira pessoa) que essa divisão é um dos grandes fatores que acarretam a fome; (Vírgula) fazendo com que somente uma parcela da população seja privilegiada, em consequência disso, os que não possuem condições acabam sendo prejudicados, pois o pouco que tem não dá pra suprirem suas necessidades. (Articule mais as ideias apresentadas)


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os 10% mais ricos da população chegam a receber 17,6 vezes mais que os pobres. É evidente que a má distribuição de renda é demasiadamente (Problemas na construção de sentido), colocando essa parte menos favorecida em um desconforto muito grande, sem condições e prestígios para poder sobreviver conforme as suas necessidades. (Reestruture e desenvolva mais as discussões apresentadas)


Portanto (Vírgula) para alterar este cenário, é preciso o uso de tributos progressivos,isto é, os mais ricos pagando proporcionalmente impostos, diminuindo a concentração de renda, para assim combater a fome. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões estão limitadas, portanto precisam ser mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200