A fome em meio a fartura - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 04/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é um dos países que mais exportam alimentos (grãos, cereais, carnes, etc) no mundo, mas ainda sim assim uma boa parte de sua população não se favorece dessa fartura, visto que muitos passam fome, ou sofrem com a subnutrição, diversos são os fatores que causam esse grave problema social, incluindo o desemprego e a má administração pública. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)

Com quase 15 milhões de desempregados o Brasil está longe de se afastar dessa recessão econômica que dificulta a autossustentação das famílias. Sem o emprego formal muitas famílias procuram ganhar o seu dinheiro com negócios próprios, ou fazendo 'bicos', situações que não proporcionam estabilidade, e assim no fim do mês fica complicado acertar as contas (Evite esse tipo de construção). O reflexo disso é cortar gastos, reduzir custos, e sem dinheiro para comprar comida, a fome ou mesmo a subnutrição (quando faltam nutrientes na alimentação) vitimizam tais famílias. (Reelabore as discussões. Articule mais as ideias)

Apesar de muito se ouvir falar deste problema no Norte e Nordeste do país, eles não são os únicos, e mesmo no Sul e Sudeste (regiões mais ricas do país) ainda há quem sofra com a fome, especialmente nas periferias das grandes cidades, locais afastados e que não tem a devida atenção dos governantes ou da mídia. (Reelabore as discussões)

O desemprego não é o único fator que causa dificuldade das famílias em colocarem comida dentro de casa, a ausência de programas sociais, ou a falta de ampliação daqueles já existentes Cite no texto (Vírgula) contribuem para que a fome se agrave no país. Um dos motivos pelos quais esse programas não atingem a sua eficiência máxima é que faltam pesquisas nas cidades referentes a situação das famílias mais carentes, sem conhecer os verdadeiros números causados por esse marco da desigualdade social do país, o governo não é capaz de direcionar os esforços de programas sociais que buscam a distribuição de renda ou mesmo a distribuição de alimentos. (Delimite e articule mais as ideias)

Portanto, em meio a crise que o Brasil atravessa, para evitar que famílias sofram com a fome, o governo deve realizar pesquisas que identifiquem as famílias mais iminentes a esse quadro, e assim direcionar esforços e recursos para que tenham uma alimentação digna e suficiente. Para garantir que estas pessoas consigam viver a partir de seu trabalho, o governo também deve criar meios de reinserir estes cidadãos no mercado de trabalho através de programas de capacitação. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e articule mais as ideias apresentadas ao longo do texto, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200