A duvida é a resposta. - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 25/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Estabelecida no artigo 201 da Constituição, a previdência social foi organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, mantendo o equilíbrio financeiro, visando a cobertura dos eventos de doenças, invalidez, morte e idade avançada; (Vírgula) proteção à maternidade; (Vírgula) proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário, dentre outros. (Apresente a tese)

Assim a previdência social é seguro público coletivo e compulsório inserido no sistema de seguridade social brasileira. O custo deste sistema é bancado por 3 fontes: a União que é a responsável por remanejar quanto dinheiro for necessário para fechar o orçamento, como outras fontes também temos (Evite ideia de primeira pessoa) as contribuições sociais e as contribuições garantidas nas DPF (?). Porém a cada ano a União está tendo de restituir cada vez mais o déficit. Estima-se que no ano de 2019 esse valor chegará a um total de 130 bilhões de reais. (Desenvolvimento superficial. Reelabore as ideias apresentadas)

Isso ocorre porque, segundo a teoria da transição demográfica de Frank Notestein, afirmando que o crescimento populacional ocorre em ciclos de 4 fases, pré-transição, aceleração, desaceleração, estabilização. Atualmente o Brasil encontra-se na fase de estabilização, (Sem vírgula) na qual onde o número de aposentados está subindo, enquanto o número de contribuições esta diminuído, gerando graves consequências. (Abordagem superficial das discussões)

O economista do Insper, Marcos Lisboa estima que em 2060, se nada for feito, 1 em cada R$ 4 produzidos no Brasil, (Sem vírgula) será gasto apenas em aposentadorias e pensões, fazendo com que áreas como saúde, educação e segurança fossem seriamente afetadas, gerando greves ou até mesmo uma guerra civil. (Reveja as discussões apresentadas)

Como tentativa de contornar o problema, o governo federal desde a presidência de Fernando Henrique Cardoso até os dias atuais, (Sem vírgula) veem vêm apresentados apresentando propostas de reforma da previdência. No dia 20 de fevereiro, em 2019 , o presidente Jair Bolsonário e o ministro da economia Paulo Guedes, (Sem vírgula) entregaram ao congresso esta proposta. (Abordagem superficial das discussões)

Dentre todos os principais pontos apresentados na proposta da reforma da previdência, os que mais se destacaram foram os aumentos no tempo de contribuição trabalhista, aumento na idade mínima e também na contribuição mínima. (Não compreende a estrutura do texto)

Os dados não são muito agradáveis, porém caso essa reforma não seja aprovada, (Sem vírgula) dentro de três anos o Brasil quebrará, disse o presidente da república em uma entrevista, dados divulgados pelo IBGE e PNAD (Desenvolva as siglas) em 2016, comprovando com os níveis de natalidade do Brasil diminuindo cada vez mais, enquanto os números de aposentados só cresce. A reforma ainda não foi aprovada, os senadores estão tentando derrubar a reforma para parlamentares. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e elabore as discussões de acordo com o que é proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200