A melhor solução para o Brasil? - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 22/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Relativo à reforma da previdência, é possível destacar tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado, (Sem vírgula) é uma forma significante de equilibrar a economia do país, corrigindo o deficit econômico, por outro, (Sem vírgula) pode criar ainda mais problemas relacionados as camadas mais pobres da população brasileira. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Podemos (Evite ideia de primeira pessoa) perceber que na situação econômica que se encontra o país, (Sem vírgula) medidas precisam ser tomadas. Sendo a reforma da previdência uma forma eficiente, pois com o crescimento da população idosa e com a redução da população economicamente ativa há mais pessoas se aposentando por mais tempo e menos pessoas trabalhando, o que faz com que o INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) arrecade cada vez menos. Para mudar isso, aumentar o tempo de contribuição mínima e reduzir as penações parece eficiente (Vírgula) já que atua diretamente em um dos maiores gastos do país. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as ideias)

No entanto, essa medida acarreta muitos outras problemas. Como (Vírgula) por exemplo, a população mais pobre que estatisticamente vive menos, usufruindo menos da aposentadoria em relação a população que tem melhores condições de vida. O que aumenta a desigualdade social e econômica. Vale ressaltar que essa não é a única maneira de se corrigir a situação economicamente instável que se encontra o Brasil (Essa ideia precisa ser mais desenvolvida) e não solucionará o deficit se não for aplicada em consonância com outras medidas que reduzam os gastos do país.

Com isso, cabe ao governo avaliar outras medidas para serem aplicadas em consonância com a reforma da previdência, para que esta seja menos prejudicial a população (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida ao longo do texto). Cortando gastos em outros meios não prioritários e estudando economicamente formas mais eficientes de economizar. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais articuladas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200