O futuro das gerações futuras - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 21/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O advento da previdência social é uma conquista dos trabalhadores. Tal medida foi implementada no Brasil em meados da década de 1920, com o objetivo de retribuição pecuniária para agentes que colaboravam para o sistema enquanto atuavam de forma ativa no mercado, mas que ao atingirem certa idade, não teriam mais condições de laborar por questões de limitações físicas e até mesmo psicológicas, de forma que a geração ativa alimentasse a estrutura. O tema da previdência ganhou relevância no país após o atual governo apresentar uma proposta de reforma para o sistema vigente, reforma esta que se faz necessária, (Sem vírgula) devido evolução (Que evolução) populacional apresentada na sociedade brasileira.

Consoante aos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE - no ano de 2017, um quantitativo de 11% da população dependia da previdência, e as projeções são para 36% até o ano de 2050. O mecanismo atual se pauta no modelo solidário (Como assim?), já esclarecido, porém esse modelo tem apresentado desiquilíbrio devido ao aumento da população idosa, tendo em vista que os benefícios concedidos são maiores que a arrecadação. Ademais, estudos apontam a crescente da expectativa de vida, ocasionando uma pressão ainda maior no sistema, de modo que se ele se mantiver sem alterações, as gerações futuras é que sofrerão as consequências maléficas da inação do Estado.

Além disso, o país passa por um período de forte desemprego, o que acarreta na diminuição do número de contribuintes, ou seja, sem carteira assinada. Sem contar o aumento do trabalho informal, que fica desassociado do sistema. Exemplos como Alemanha, Suíça e França (Desenvolva essa ideia) também tiveram de fazer suas reformas, diante de suas realidades, para que os aposentados continuassem a receber o benefício. Acredita-se que o corte de gastos gerado com a reforma abrirá espaço também para uma reforma tributária, simplificando o sistema de contribuição e impostos, estimulando empresas a colocarem em prática seus planos de investimento, o que gerará mais emprego, renda e consequente crescimento econômico. (As discussões são pertinentes, porém precisam ser delimitadas e mais articuladas)

Diante do exposto, a reforma da previdência se faz premente para que o contribuinte vigente possa vir a usufruir desse sistema de forma benéfica futuramente. Cabe ressaltar ainda, (Sem vírgula) que a reforma contará com alíquotas diferenciadas por faixas de remuneração (Essa discussão precisa ser abordada ao longo do texto), o que produzirá uma maior justiça contributiva, pois quem ganhar mais terá de contribuir com mais, tornando o sistema mais igualitário nas camadas da população. Portanto, mudanças são necessárias para acompanhar o constante avanço da sociedade em prol da coletividade. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As ideias apresentadas, embora pertinentes, precisam ser mais articuladas, de modo a evitar lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200