Muros da segregação - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 21/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
O mundo leva consigo uma marca que perdura desde muito tempo atrás que é a desigualdade social. O pior de tudo é que essa tragédia se intensifica cada vez mais, e assim cresce a violência, as guerras, a fome, a pobreza, dentre muitas outras mazelas. A construção dos muros na favela do Rio de Janeiro demonstra como as elites querem se afastar cada vez mais das massas sociais e imporem de vez essa grande segregação social.

O problema do Rio com a violência é cada vez mais assustador, e está se transformando em uma verdadeira guerra civil. Guardadas as devidas proporções, esse conflito pode ser assemelhado aos que acontecem no oriente médio e em várias regiões da África, demonstrando que a grande desigualdade social imposta ao longo da história pode acarretar em problemas para toda uma população.

Tentando de uma maneira sínica se afastar do problema, o governo carioca se pôs a construir muros nas favelas para barrar seu avanço. O problema é que atrás desses muros não tem animal, nem apenas construções, tem gente, pessoas que nesse país não têm oportunidade de avançar na vida, estudar, ter um bom emprego e uma vida digna. Elas são cada vez mais desprezadas e vivem na pele o que é sofrer com a fome, com tiroteios e com a falta de acesso a uma boa saúde.

Os muros construídos ao longo da história foram meios de imposição e tiraram umas dos principais direitos do ser humano, a liberdade de ir e vir. Todos resultaram e ainda resultam em revoltas, conflitos armados e desespero para a população local. A região da palestina sofre diariamente com o muro construído pelos israelenses, e a região é tocada de terror, o muro de Berlim foi o marco de uma Guerra Fria que culminou em tantos conflitos mundiais, todos exemplificando como uma barreira física artificial pode ter por trás uma grande injustiça e impedir a paz. O Rio está se encaminhando para também fazer parte desses exemplos frustrados.

O nosso Rio de Janeiro, cidade tão querida brasileira, está dando um péssimo passo para aumentar segregação social. Com certeza os muros não vão resolver a pobreza carioca nem diminuir a violência que assola a cidade. Ele é apenas uma maneira de caricaturar o problema e tentar afastar cada vez mais um povo que precisa mais do que ninguém de maior assistência e oportunidades.

Comentários do corretor


1: Não existe a expressão "desde muito tempo atrás", ainda mais se for seguida pelo verbo perdurar, que já caracteriza que algo dura do passado até os dias atuais. Sendo assim, essa expressão pode ser retirada do seu texto sem alterar o seu sentido.

2: Evite utilizar marcas da oralidade. Uma boa redação é marcada pelo uso da linguagem padrão, informativa e objetiva.

3: Fique atento para não escorregar na concordância nominal. Um pequeno erro desses prejudica bastante seu texto no quesito gramática.

4: Cuidado para não repetir as palavras. Procure sinônimos no dicionário ou, dependendo da proximidade, utilize pronomes para fazer referência às palavras anteriores.

5: Quando for exemplificar, fique atento para não cometer erros de pontuação e para não se perder em seu raciocínio. Desse modo, verifique a diferença: "A região da palestina sofre diariamente com o muro construído pelos israelenses, sendo tocada pelo terror, e o muro de Berlim foi o marco de uma Guerra Fria que culminou em vários conflitos mundiais. Dessa forma, percebemos que todos os exemplos de impor uma barreira física artificial podem ter por trás uma grande injustiça e impedir a paz."

6: O verbo acarretar não pede o complemeto em.

 

Avaliação Geral: Seu texto é muito bom e bastante articulado, respeitando o tema proposto. Todavia, você ainda comete pequenos erros que podem comprometer sua nota na correção. Sendo assim, fique atento para a forma culta da língua portuguesa e também para a gramática.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente