Deliberações incorretas comprometendo o futuro - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 15/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A canção “Construção”, composta por um dos maiores nomes da música popular brasileira, Chico Buarque, aborda hipoteticamente a exploração laboral e interpela as mudanças nas relações e no trabalho nacional. Diante disso, é possível abordar uma estreita relação da obra musical com os supostos projetos de aperfeiçoamento no ramo trabalhista (Vírgula) tal como a restauração Previdenciária, asserção governamental de Jair Bolsonaro. Logo, mediante situações de concordâncias e protestos, a presumida reforma pode resultar em objeções maiores, visto que o aumento do tempo mínimo de contribuição e o advento de óbices à aposentadoria são agruras ao colaborador.

Em consequência disso, afirma-se que a reforma trabalhista se torna um remédio amargo aos paladares lógicos (Como assim? Reveja essa discussão). Os setores públicos e privados certamente, (Sem vírgula)  serão extremamente afetados, logo, que para a esfera transparente os homens se aposentarão cinco anos a mais e as mulheres sete, em relação aos princípios contemporâneos (Melhore a construção de sentido). Agora, em cenário privativo as normas são muitas, contudo, a partir do inicio do ano de 2020, os homens podem se aposentar aos 61 e as mulheres com 56, no entanto, o gênero feminino será acrescentado a cada ano a idade mínima de 6 meses até chegar aos 62 anos, em um determinado ano. Ainda assim, o estabelecimento de um tempo mínimo de contribuição de 20 anos laborais se torna algo fajuto. (Abordagem superficial das discussões propostas)

Da mesma forma, outra preocupação frequente em respeito às transformações da previdência social, (Sem vírgula) são os empecilhos para o acesso à aposentadoria, o aumento do período de contribuição e a redução nos valores, (Sem vírgula) podem resultar em muitos problemas sociais, logo que a pobreza crescerá em larga escala, enquanto a saúde do indivíduo se degradará no seu processo de contribuição laboral. (Discussões pertinentes, porém a abordagem está superficial)

Em virtude dos aspectos observados, a obra musical de Chico Buarque retratou o liar da exploração trabalhista por meio de mutações (Essa discussão precisa ser mais elaborada ao longo do desenvolvimento do texto). Mediante o exposto, é necessário procurar caminhos para atenuar o problema de modificações drásticas no ramo laboral, e cabe aos âmbitos estatais, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), elaborar palestras educativas políticas acerca das decisões governamentais, e a reflexão sobre os impactos que causam nos vereditos para “melhora” de uma minoria. Enquanto, (Sem vírgula) é papel da sociedade ligadamente com a mídia influenciar no processo de participação social, com suas opiniões e discordâncias, pois, uma deliberação incorreta pode comprometer o futuro de uma sociedade inteira. (Delimite e articule mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200