- Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 15/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade social no Brasil é um fato que infelizmente vem crescendo a cada ano. Com as crises recorrentes no país aumentando o índice de desemprego e as propostas (Melhore a construção de sentido) atuais para a Reforma da Previdência podem colaborar com o desenvolvimento desse problema social. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Pode-se afirmar que a grande expansão territorial que o Brasil apresenta promove uma variedade de realidades sociais existentes, ficando assim difícil que seja justo os decretos apresentados pela Reforma da Previdência. Com o atual governo Bolsonaro umas das propostas seria igualar, independente da classe social, a idade mínima de contribuição para o recebimento do benefício, sendo 65 anos para homens e 62 para mulheres (Vírgula) ou 35 e 30 anos, respectivamente, de contribuição com mínimo para ambos de 20 anos. Dessa maneira, não sendo justo com as classes menos favorecidas ou populações de zona rural, que provavelmente não conseguiriam atingir essa meta devido ao grande esforço físico e carga horária que apresentam, aumentando o índice de miséria nacional. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas)


Além disso, outro decreto da Reforma da Previdência que contribui com a desigualdade, (Sem vírgula) é a redução percentual de pensão por morte. A expectativa de vida atual do brasileiro, segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), é em torno de 76 anos, sendo que a maior taxa de mortalidade são de homens, comparada com com a de mulheres. Por consequência disso, é evidente que na maioria dos casos muitas famílias perdem o principal meio de sustento, e com isso reduzir o valor da pensão para os familiares pode dificultar o desenvolvimento social, por exemplo, de um indivíduo dependente da renda para continuar os estudos e ingressar no mercado de trabalho futuramente.

Portanto, conclui-se  (Redundância) que determinar regras generalizadas para a Previdência em país amplo como o Brasil não é uma maneira justa com todos. Dessa forma, é necessário a reformulação do projeto e discussões construtivas entre responsáveis pela Previdência com Governo Federal e representantes regionais que possam apresentar a realidade atual de cada Estado (Vírgula) e assim desenvolver soluções que agregam a todos de forma justa.

Comentários do corretor


As ideias apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200