Reforma justa solução! Injusta problema! - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 14/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A reforma da previdência propostas pelo governo é boa para Militares das Forças Armadas, Magistrados, políticos e empresários. Para os demais trabalhadores ela será cruel, pois direitos estão sendo tirados. Que tipo de reforma só atinge os mais necessitados? Os professores são tratados pelo governo como privilegiados! Como? Onde está os privilégios dos professores? As pessoas com necessidades especiais como (Vírgula) por exemplos (Vírgula) as crianças com microcefalia recebem do governo, um milionário salário mínimo por mês, pessoas idosas com mais de 65 anos também, eles mudaram as regras, mas só para prejudicar os trabalhadores. (Evite esse tipo de construção no texto. Reformule as ideias e apresente a tese)

A reforma contra o privilégio segundo os políticos, não tirou direitos das Forças Armadas, Magistrados, nem políticos, as viúvas e viúvos terão suas pensões integral (Problemas na construção de sentido)(Ponto final) Já o restante dos trabalhadores será cortada pela metade. Aumentou a idade mínima para se aposentar, e os anos de contribuição. É uma reforma injusta, tira dos miseráveis para manter a mordomia de quem não precisa. Os professores precisam de melhores salários, de plano carreira, eles não precisam fazer greve para ter um salário digno. (Reformule as discussões apresentadas)

O Senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirma veemente que a previdência não dá prejuízo, é mal administrada e que há desvios, se for combatida todas as fraudes ela não dá prejuízo, mas lucro. E que essa reforma não trará crescimento para o país, o que traz investimentos para o Brasil, (Sem vírgula) é uma politica voltada para os direitos sociais. Conservação da natureza, segurança, saúde e educação. Esse governo está equivocado. Vai gerar mais desemprego, mais desespero, mais fome e mais miséria, fizeram uma injusta reforma trabalhista para gerar emprego, legalizaram a terceirização, congelaram os investimentos na educação, saúde e segurança por 20 anos. E nada deu resultado. (Abordagem superficial das discussões. Evite esse tipo de construção)

Para que essa reforma seja justa, o governo deve fazer reformas justas, a começar por um salário mínimo justo. Bens de consumo como água, luz, gás e transporte grátis para quem ganha um salário mínimo. E um preço justo para os demais trabalhadores. Nem um trabalhador deve pagar a mordomia de ninguém, um país não é uma empresa, não deve dar lucros e sim qualidade de vida para seu povo. Os políticos são os representantes da população, são eleitos para promover a justiça social, Educação, saúde, segurança, trabalho, (Sem vírgula) e previdência (Reestruture essa ideia), (Sem vírgula) para quando cada um se aposentar ter o direito a uma vida digna e tranquila. Tirar os direitos de quem já não tem quase nada. Só vai gerar mais desigualdade. Essa reforma como está, não. Ninguém quer esmolas, só quer trabalho, justiça e respeito. Só se faz uma reforma justa sendo justo. (Evite esse tipo de construção e reelabore a proposta de intervenção)

 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Evite construções clichês e reelabore as ideias apresentadas, pois estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200