A previdência Grega - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 12/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 A Grécia, berço da civilização e cenário dos primeiros e sensatos filósofos, possui uma previdência peculiar, pois o tempo mínimo de contribuição e de aposentadoria são respectivamente 40 e 65 anos de idade para homens e mulheres (Como assim? Reestruture essa discussão). O único problema da reforma atual no Brasil é que ela devia ter sido feita desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. (Reelabore as ideias apresentadas e formule a tese)


    Segundo Paulo Guedes, atual  ministro da economia, a previdência brasileira é uma bomba-relógio, (Sem vírgula) porque deveria ter sido feita a há muito tempo. O que sucedeu foi que os governos deixaram passar e o rombo nas contas públicas foi aumentado, agora o país está cheio de estados sem pagar seus funcionários e servidores, se isso continuar o país corre o risco de entrar em colápso e ficar como a Venezuela, com juros exorbitantes, e setenta por cento da população na extrema miséria. (Reveja e articule mais as discussões, pois o desenvolvimento está superficial)


    A reforma no Brasil é para que o tempo mínimo de contribuição e aposentadoria sejam respectivamente de 35 e 60 anos para mulheres (Vírgula) e 65 para homens. Em comparação com outros países é uma previdência equilibrada, desafios maiores encontram a população do Japão, com uma população majoritariamente idosa e a Grécia com problemas de corrupção econômica e política generalizadas (Reformule essa discussão). O Brasil gasta mais com a previdência do que com a saúde e a educação juntas. Mais de 700 bilhões todos os anos, valor que vai aumentar, por isso é preciso dessa reforma para ontem. (Observe que não há progressão de sentido nas discussões)


    A realidade é que algumas pessoas podem se prejudicar por falta de oportunidades e planejamentos e ainda imprevistos da vida, entre esses grupos estão aqueles que já estão mais velhos e não vão conseguir pagar a previdência porque não tiveram oportunidade de emprego. Além disso os ruralistas e orfãos podem se prejudicar pela diminuição do benefício, mas é um mal necessário para o equilibrio soberano da nação e não pode ser motivo de impedimento para a reforma, afinal todas as áreas da sociedade vão perder uma parte do bolo, principalmente o executivo, legislativo e judiciário. Um juiz paga 14 por cento à previdência do seu salário e quando se aposenta, com por exemplo 40 mil reais, esse valor não diminui, mas um trabalhador regido pela CLT (Código de  Consolidação das Leis do Trabalhistas Trabalho) paga de 8 a 11 por cento do seu salário e por exemplo se recebia 2000 reais (Melhore a construção de sentido), vai se aposentar com um salário mínimo de 940 reais. Esse fato foi corrigido pela reforma e tirou os privilégios dos poderes. (Reformule as discussões apresentadas)


    A reforma da previdência no Brasil é muito necessária e deve ser feita o mais rápido possivel. É necessário fazer algumas correções que não são um grande problema dentro do contexto geral e é atravéz  através da emenda constitucional no que cerne a ruralistas, órfãos, viúvas e deficientes, por meio dos deputados e senadores que estão no congresso para assistir aos interesses da população (Vírgula) que isso poderá ser solucionado. Desse modo o Brasil vai equilibrar os orçamentos financeiros e trazer mais segurança para os investidores estrangeiros. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Dessa forma, reestruture e delimite as ideias seguindo a proposta do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200