Do ponto de vista - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 05/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A reforma da previdência tem como foco principal a organização fiscal do país, (Sem vírgula)  quando a arrecadação é menor do que é pago aos beneficiários. (não compreende  estrutura do texto. Reformule as discussões e apresente a tese)

De fato, é real a necessidade de organização, porém é importante avaliar critetriosamente os pontos levantados na PEC (Desenvolva a sigla), tendo em vista principalmente a população mais carente. (Não compreende a estrura do texto)

Quando o governo não dá subsídios básicos, (Sem vírgula) como, (Sem vírgula) habitação e saúde, o contribuinte em sua velhice conta exclusivamente com sua aposentadoria,dessa forma analisando hoje as condições de saúde oferecidas à população, levando-se em consideração, (Sem vírgula) a falta de insumos básicos como medicamentos, cirurgias eltivas (?), baixa cobertura médica nas UBS e UPAs, como um cidadação que recebe apenas 1 salário mínimo viverá, única e exclusivamente (Vírgula) dessa renda? Como falar em reforma da previdência quando não se organiza o cenário social como um todo? Como discutir reforma previdenciária tendo regalias e privilégios políticos? Os questionamentos devem partir dessas primissas  premissas.O que está sendo feito durante todos os anos trabalhados pelos cidadãos pelo poder público para garantir uma aposentadoria tranquila? (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões apresentadas, tendo em vista que o desenvolvimento etá superficial)

Além disso, não podemos (Evite ideia de primeira pessoa) aceitar retrocessos nos direitos adquiridos aos trabalhadores , citando a proposta da PEC onde  em que (Melhore a construção de sentido) desobriga aos empregadores o pagamento dos 40% de multa rescissória  rescisória para demissões sem justa causa, se não é dado ao empregado a oportunidade de realocação imediata e condizente ao salário atual no mercado de trabalho, o não pagamento dos 40% da multa rescissório só prejudica o trabalhador. (Reelabore as discussões apresentadas)

Por fim, é certo afirmar que aposentar hoje no Brasil, (Sem vírgula) não é sinal de descanso ou alegria, ao final da vida todos deviam contar com a segurança financeira para as adversidades advindas da idade, mas a realidade é diferente, muitos após se aposentarem ainda precisam trabalhar de forma autônoma para complementar a renda e garantir o mínimo para sobreviver. (Não compreende a estrutura do texto)

Sim, é necessário e urgente a reforma previdenciária no contexto fiscal, a aposentadoria não pode e não deve ser vista como um peso para os cofres públicos, mas também é urgente a criação e intensificação de políticas públicas efetivas que garatam aos cidadãos vidas dignas e justas para uma velhice de qualidade, é deixar o olhar critérioso aos menos favorecidos, e assim não aumentar ainda mais a desigualdade social, é e ficar atento para que, como já diria o verso da música: "onde os ricos ficam cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres" (De quem é a música?)(Como as ideias apresentadas se relacionam? Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Além disso, o texto apresenta conflitos para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200