O preocupante cenário carcerário brasileiro - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 25/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sistema prisional, (Sem vírgula) é uma questão que vem gerando bastante polêmica e notícias para jornais, imprensa e redes de comunicação, devido aos diversos problemas que acontecem dentro dos presídios brasileiros, tais como: mortes, rebeliões, proliferação do tráfico, condições desumanas, entre outros. Com sua implantação na França, em 1971, o estabelecimento de reclusão em sistema prisional para medidas contra crimes penais ganhou força, sendo assim, adotado em todo mundo. (As discussões iniciais precisam estar mais articuladas)

O Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da França China, de modo que, (Sem vírgula) 40% dos presos brasileiros são provisórios e aguardam o lento sistema judicial brasileiro , o que leva à superlotação de celas, condições desumanas e deixando cada vez mais de lado a implantação de ressocialização dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) na sociedade, que segue cada vez mais falha, devido a reincidência dos presos após determinado período. (Reestruture e delimite as discussões)

Ao contrário do que se pensa, o aumento de encarcerados participantes de facções criminosas que controlam o tráfico e o crime nas ruas de dentro das prisões, é um ponto que vale ser ressaltado. A superlotação segue em alguns presídios como estratégia para domínio e liderança, (Sem vírgula) devido à falta de funcionários e estrutura adequada do local. O excedente número de presos e violação dos direitos humanos devido condições irregulares do qual se mantém o detento, acabam que, por falta de recursos para atender a demanda inserida, levam em muitos dos casos, (Sem vírgula) que os presos recorram ao judiciário serem colocados sob liberdade devido violação de sua integridade humana, o que resulta em uma falha e incompleta medida penal. (Reestruture as discussões apresentadas)

Dentre inúmeras razões e argumentos sobre o assunto, vale apostar em reforma de presídios, oferecendo espaços para integração educacional, revisões dos códigos penais, criação de medidas alternativas e avaliação da complexidade e grau do crime, incluindo o aumento de audiências de custódia e acelerando os julgamentos dos detentos. Algumas opções como trabalho comunitário, uso de tornozeleiras e medidas mais eficazes para a ressocialização destas pessoas na sociedade, baseada no acompanhamento em longo período para garantia, podem ajudar à combater este cenário que encontra-se precário e preocupante. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas e mais articuladas para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200