Situação carcerária no Brasil - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 25/06/2019

Status:

Corrigida
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A situação carcerária no Brasil retrata diariamente a incompetência do Estado em cumprir a ideia principal dos presídios, a ressocialização. Segundo a Constituição Federal o governo em seu papel de organização matriz tem o dever e a responsabilidade de prover segurança e meios de ressocialização para detentos e detentas de todas os presídios do país. (Reelabore as discussões e formule a tese)

Segundo o Projeto Sistema Prisional em Números (Vírgula) 44,64% das unidades brasileiras não oferecem aos internos assistência educacional, o que é uma afronta a Constituição, visto que, (Sem vírgula) a educação é o ´único meio que efetivamente pode libertar e recriar o individuo como cidadão. Outro ponto importante a se dizer é que a superlotação dos presídios só agrava mais o estado alarmante que se encontra o sistema carcerário do país, pois os presos passando por condições de extrema dificuldade e abandono só se sentem mais rejeitados (Vírgula) fazendo com que os presídios se tornem literalmente depósitos humanos. (Reestruture as discussões apresentadas)

Através disso podemos (Evite ideia de primeira pessoa) definir algumas medidas claras para que haja a reversão da situação carcerária no pais, são elas: (Não compreende a estrutura do texto)

- Construção e modernização dos presídios. (Não compreende a estrutura do texto)

- Garantimento de assistência estudantil e médica para os internos.  (Não compreende a estrutura do texto)

- Provimento de cursos de especialização profissional. (Não compreende a estrutura do texto)

Com isso podemos (Evite ideia de primeira pessoa) concluir que para que haja a melhoria nas condições do sistema prisional brasileiro o governo federal tem de agir energicamente provendo a modernização dos presídios, o fornecimento de educação de qualidade para os detentos e o promovimento de especialização profissional (Vírgula) de forma que ao cumprir sua pena o detento tenha como sustentar a si e sua família sem que tenha de voltar a praticar atividades ilícitas. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a proposta do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200