Nem na prisão à segurança - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 24/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, politicas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. No contexto social é de extrema importância o controle da situação desagradável do cenário carcerário no Brasil, pois gera um alto índice de mortes nos presídios e nas cadeias (Redundância), na maioria dos casos originando tais fatalidades, pois o número excessivo da quantidade de presos em razão do espaço contido nos presídios, como também a falta de ocupações e afazeres dos presidiários. (As ideias precisam ser reestruturadas e mais articuladas)

Ao se examinarem as proporções da quantidade de presos em relação ao tamanho dos presídios, (Sem vírgula) percebe-se uma lotação de presidiários superior ao espaço determinado que acarretasse em favorecer o inicio de conflitos entres os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade), e como consequência gerando um número alto de mortes. Levantamento do G1 mostra que o Ceará lidera entre os estados com 50 mortes, e que no ano de 2016 foram constatadas quase 400 mortes violentas em todo o Brasil. (Delimite e desenvolva mais as discussões)

Outro fator existente que influência  influencia para a lástima situação dos cárceres é a ociosidade dos presidiários. Especialistas apontam que políticas eficientes de acesso ao trabalho e educação nos presídios é uma forma eficaz de combater a reincidência no crime. Mas faltam investimentos nessa área. No Brasil, a percentagem de presos que atendem atividades educacionais é de apenas 11% e só 25% dos presos brasileiros realizam algum tipo de trabalho interno ou externo.

O combate à liquidez citada inicialmente, a fim de conter o avanço das mortes ocorridas nos cárceres no Brasil, deve tornar-se efetivo, uma vez que gera um alto número de mortes de presidiários nos presídios e cadeias (Melhore a construção de sentido). Sendo assim, desde que haja parceria entre governo e comunidade (Vírgula) e família, será possível amenizar as mortes decorrentes da má situação dos cárceres no Brasil (Essa ideia precisa ser mais explorada ao longo do texto), construindo uma sociedade fiel às legislações ordinárias que também trazem mais garantias aos presidiários como Código Penal e a Lei 7.210/1984, a Lei da Execução Penal. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial das ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200