Atual condição dos presos no Brasil - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 23/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A atual situação carcerária do Brasil é algo muito precária . Vemos (Evite ideia de primeira pessoa) em jornais, revistas , internet , (Sem vírgula) como o número de presos tem aumentado nos últimos anos , principalmente no Brasil . O número de detentos é maior que o número de vagas que possui nas prisões , segundo o site de notícias G1.com, as regiões norte e nordeste são as que mais crescem em relação ao aumento de presos nas penitenciárias . Brasil é o terceiro com maior número de presos , principalmente nas regiões norte e nordeste este problema tem aumentado drasticamente , nos estados do Amazonas, Acre, (Sem vírgula) e Tocantis . Mais da metade são jovens e negros , cerca dos 75% deles , não chegaram ou não concluíram o ensino médio , quase 46 mil são mulheres e 62% dessas estão ligadas ao tráfico de drogas [ pesquisa do G1.com]. (Reestruture as discussões apresentadas e desenvolva de acordo com a estrutura do texto. Apresente a tese)

De acordo com a INFOPEN ( levantamento nacional de informações penitenciárias ) os detentos são de maiores aos 29 anos de idade, no norte e nordeste a criminalidade cresceu por conta da pobreza ,com este aumento as coisas só pioram . Por exemplo o massacre que ocorreu , e cerca de 40 detentos foram mortos por uma disputa interna dos líderes de facção (Problemas na construção de sentido), os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade), por falta de celas ficam nas viaturas . (Reveja as informações apresentadas e reestruture as discussões)

Com o resultado divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) 37% dos presos provisórios não são condenados á  a pena de prisão ao final do processo ,ademais vale destacar que 93 mil estão na cadeia injustamente (Abordagem superficial das discussões).Há muitas vagas em construção , porém não é o suficiente . O número de criminalidade aumentou por razão do desemprego no país (Vírgula) e com isso o número de presos também cresce ,mais da maioria foram presos por roubos e furtos. (Abordagem superficial das discussões apresentadas)

Desta forma uma das alternativas é que o Governo Federal passam  passe a ter um monitoramento eletrônico que diminuiria grande parte do número de presos e que nas celas ficariam somente os detentos mais perigosos para a sociedade . Os resultados seriam bons por conta de que um preso gasta muito,já o monitorado o Estado gastaria menos (Reformule essa ideia). Uma outra alternativa é colocar estes presos para trabalharem , pois em muitos estados isso ainda não acontece com estes trabalhando, a sua penalidade diminuiria ,e sairiam mais cedo das prisões , diminuindo assim o número de detentos . (Desenvolvimento superficial)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, pois a abordagem está limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200