O Brasil é um país que cada vez mais encarcera, tem a terceira maior população carcerária mundial ( cerca de 710 mil presos) (Melhore essa ideia). Para reverter o cenário atual carcerário é necessário um investimento maior em educação e a ressocialização dos presos. (Desenvolva mais as discussões iniciais)
Primordialmente, para Clara Grisot ( cofundadora da Associação Francesa Prison Insied), (Problemas com o uso da pontuação) "investir em presídios em detrimento da educação, é uma escolha infeliz porque investir em educação significa fechar prisões. Pois uma das primeiras muralhas contra a pobreza e grande parte dos presos são pobres. (Reelabore a ideia apresentada. É preciso demarcar a ideia de outrem)
Ademais, a forma como a sociedade enxerga o preso é totalmente ultrapassada. A ideia de que o preso merece ser punido e por isso, (Sem vírgula) ele deve sofrer todos os tipos de violências violência, além de não ter acesso a uma higiene básica e muitas vezes estar em um presídio super lotado. Refletindo assim:a violência das ruas. (Problemas no desenvolvimento das ideias. Reelabore as discussões)
O Estado deverá investir em educação e caberá a ele, (Sem vírgula) a função da ressocialização do preso em questão. Dessa forma, o Brasil terá a chance de reverter o quadro atual de seu sistema carcerário. (Proposta de intervenção superficial)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |