O atual estado em que se encontra o sistema carcerário brasileiro, (Sem vírgula) está indo cada vez mais de encontro aos direitos humanos. Superlotação e insalubridade são apenas alguns exemplos. Políticas públicas podem ajudar a melhorar essa situação, como a liberação de presos que já estão no final de sua sentença e medidas de ressocialização. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais articuladas)
Cumprido a pena por quase sua totalidade, o preso com bom comportamento poderia ser solto antecipadamente. Essa ação serviria como uma bonificação e incentivo a todos os aquartelados. Atitude essa, (Sem vírgula) que amenizaria a superlotação, proporcionando um ambiente mais passível de viver por trás das grades, além de estimular os encarcerados a serem mais respeitosos. (Abordagem superficial. Reelabore as discussões)
Já dentro dos presídios e penitenciárias pode-se iniciar o processo de ressocialização do preso. Trabalhos manuais artesanais, cursos técnicos e de educação básica, incentivo ao esporte e leitura, e ensino religioso (Vírgula) são alguns exemplos de medidas que podem ser tomadas. A adesão deve ser voluntária, mas pode ser incentivada através do conhecimento dos benefícios. Que podem estar atrelados ao bom comportamento devido a sua participação, a fim de ter a sentença reduzida no final, e possibilitando um retorno a sociedade mais facilitado e com mais oportunidades. (Não compreende a estrutura do texto)
Por conseguinte, a liberação antecipada e as medidas de ressocialização para poderão auxiliar na melhora do sistema carcereiro brasileiro (Vírgula) e também contribuirão para que os presos tenham seus direitos humanos cada vez mais assegurados. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo desenvolvimento e conclusão. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |